Obras do novo Canecão, previsto para 2026, já começaram
Emblemática casa de shows, que funcionou entre 1967 e 2010, dará lugar a um complexo multicultural, com sala de espetáculos, espaço para exposições e mais
Previsto para ser reaberto em 2026, o Canecão entrou em obras. A antiga estrutura do lugar começou a ser demolida na semana passada, conforme informou a coluna Ancelmo Gois, no jornal O Globo. A emblemática casa de shows está fechada desde 2010.
O novo projeto é assinado pelo arquiteto João Niemeyer, do consórcio Bonus Klefer, responsável pela concessão do espaço, que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por trinta anos. No terreno onde funcionou o histórico estabelecimento, será erguido um complexo multicultural.
+ Vila Olímpica do Vidigal vai ser batizada em homenagem a Adílio
Serão 15 000 metros quadrados de terreno em concessão e um total de 18.000 metros quadrados de área construída. O complexo será dividido em sete diferentes unidades.
A principal delas será a grande sala, onde serão realizados shows, concertos, peças e apresentações em geral, que terá 3 300 metros quadrados (divididos em três pavimentos) e capacidade total para até 6 000 pessoas. Ela será construída em uma área diferente da casa de shows original.
O espaço multiuso, com 600 metros quadrados, ficará no local do Canecão antigo e receberá pocket-shows, e eventos sociais e corporativos. Haverá uma área dedicada ao ilustrador e escritor Ziraldo, com seu famoso painel, que será totalmente reformado.
Haverá também espaço de exposições, para mostras artísticas visuais, além de um ambiente voltado para experiências cênico-gastronômicas, que irá abranger uma área de 1 000 metros quadrados.
+ O frio continua! Temperaturas seguem baixas e Marinha alerta para ressaca
O complexo contará também com um estúdio criativo e com um centro de memórias, dedicado à história da casa, com curadoria e acervo exclusivo, ocupando um espaço de 1 000 metros quadrados.
Na área anexa, haverá um espaço ao ar livre, rodeado de árvores centenárias e paisagismo, com entrada gratuita e funcionamento independente das demais atividades, que deve abrigar feiras de gastronomia e de outros temas.
+ Muito ataque, pouca proposta: debate da Band é recheado de constrangimento
Foi anunciado que, ainda este ano, será inaugurada uma praça temporária no terreno, que irá abrigar eventos de pré-inauguração. O objetivo é relembrar o legado do emblemático espaço e apresentá-lo às gerações que não o conheceram.
O primeiro evento previsto é um concurso de talentos, que começa no ano que vem, com eliminatórias on-line e edições em três cidades. O vencedor se apresentará na casa. Também será lançado um musical contando a trajetória do endereço, que marcou a música brasileira entre 1967 e 2010. O espetáculo vai passar por quatro capitais.
+ O que se sabe sobre caso de mulher estuprada e morta na Praia da Barra
Além disso, está em fase de montagem o documentário Canecão — Tantas Emoções, de Bruno Levinson, que conta a história do espaço, com depoimentos de pessoas que passaram pelo lugar ao longo de suas décadas de funcionamento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui