Obra do Berço pede doações para conseguir restaurar a fachada
Instituição referência no acolhimento e educação de crianças até 4 anos busca apoio para restaurarsua sede, primeiro projeto de Oscar Niemeyer no Rio

Primeiro projeto construído de Oscar Niemeyer no Rio, em 1937, o prédio onde funciona a Obra do Berço, na Lagoa, é um patrimônio do Rio. Não só arquitetônico. A instituição filantrópica que há quase 100 anos acolhe e educa crianças até 4 anos em situação de vulnerabilidade social também faz parte da história da cidade. Estes símbolos cariocas precisam de ajuda para garantir sua preservação. Tombado nas instâncias estadual e municipal – pelo Inepac e pelo Instituto Rio de Patrimônio da Humanidade – o edifício conhecido por introduzir o uso do brise-soleil (quebra-sol) no Brasil sofre com problemas provocados pelo tempo em sua fachada. Tanto que foi preciso iniciar esta semana um restauro orçado em R$ 139 mil. Uma campanha de arrecadação de fundos foi lançada para garantir o sucesso da empreitada.
+ Barco que atropelou baleia em Arraial do Cabo é identificado pelo Inea
“Cada detalhe desse prédio carrega a memória de gerações de crianças que passaram por aqui. Restaurar essa fachada é preservar uma história de cuidado, acolhimento e amor que continua viva todos os dias”, diz Patrícia Ramos, presidente da Obra do Berço, que vive de doações. Segundo ela, muitas das peças são de ferro e apodreceram com a maresia. Até as letras que compõem o nome da instituição estavam ameaçando se desprender: “Não podemos deixar cair!”, reforça ela, que deu entrada nos reparos com o que tinha em caixa. O projeto inclui pintura, recuperação de elementos originais, substituição de gradis e melhorias na acessibilidade da entrada principal. A previsão é de que a reforma dure três meses.

Inaugurada em 1938 com o apoio da então primeira-dama Darcy Vargas, a Obra do Berço trabalha em duas frentes complementares: o acolhimento institucional, que recebe bebês e crianças pequenas sob medida protetiva determinada pelos órgãos responsáveis pela infância no município do Rio, até que sua situação familiar seja regularizada; e a creche, que atende crianças de 6 meses a 4 anos em período integral, promovendo um processo educativo completo e afetivo, com fortalecimento dos vínculos familiares e apoio psicossocial. No total, são cerca de cem crianças beneficiadas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A campanha está aberta a contribuições de qualquer valor, de pessoas físicas e jurídicas. “Podemos oferecer contrapartidas, como o voluntariado corporativo”, avisa Patrícia. As doações podem ser feitas via PIX (CNPJ: 33.522.079/0001-70), por transferência bancária ou entrando em contato direto com a Obra do Berço, na Rua Cícero
Góis Monteiro, 19. A instituição também angaria fundos por meio das vendas de seu tradicional bazar solidário, que acontece na sede toda terça, das 8h às 15h, e na festa julina, marcada para sábado (12), das 10h30 às 16h30, com direito a quadrilha, comidinhas típicas e brincadeiras.