O que esperar do novo Mercadinho São José, com abertura prevista para julho

Casa de Laranjeiras cresce com a aquisição de terreno anexo e guarda surpresas em nova área de convivência

Por Redação
8 abr 2025, 17h05
Mercado São José: cor tida como original do imóvel que já foi uma senzala está na fachada
Mercado São José: cor tida como original do imóvel que já foi uma senzala está na fachada (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

Os organizadores da feira Junta Local, que forma com a construtora Engeprat o consórcio que administra o Novo Mercadinho São José, em Laranjeiras, estão negociando com bares e restaurantes, ainda sem revelar nomes, a ocupação dos quatro espaços maiores entre os diversos que farão parte da nova fase do espaço, que estava fechado desde 2018 e reabre reformado e revigorado ainda no primeiro semestre, previsto para julho.

+ Já tem carro autônomo no RJ? O que montadora diz sobre vídeo que viralizou

“Serão empreendimentos nessa pegada de cozinha de mercado, de ingredientes de pequenos produtores, e da cultura carioca cultivada pela Junta. Levaremos esse nosso universo ao mercado também com eventos como feiras temáticas de queijos, fermentados, ou vinhos naturais, comida vegana ou de refugiados, por exemplo”, diz Thiago Nasser, um dos criadores da Junta local, prevendo shows de jazz, samba e chorinho em parceria com organizações e músicos do bairro.

Compartilhe essa matéria via:

Ponto que já foi referência de boemia na cidade, o Mercado São José está localizado em imóvel que pertencia à União e foi comprado pela prefeitura assim como o terreno vizinho, sobre o qual está sendo construído um anexo, e a concessão com a iniciativa privada foi negociada por 25 anos.

Continua após a publicidade

A gestão está nas mãos da Junta Local, que realiza suas famosas feiras de produtores e gastronomia, voltadas para a sustentabilidade, em pontos de Gávea, Tijuca, Botafogo e Laranjeiras, além de fazer eventos mensais no MAM e no Centro, na Rua do Mercado, onde fica a sua sede. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Conforme exibido em vídeo do perfil RioEtc, no Instagram, o projeto de arquitetura do novo mercado é do escritório Idipi, e prevê espaço para 18 expositores, bares ou restaurantes, do térreo coberto, e com ar condicionado, ao novo terraço. A fonte tombada do interior continua no mesmo local, e o amarelo original da fachada voltará.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.