O que é a Força Municipal de Segurança, ideia estudada pela prefeitura
O prefeito Eduardo Paes diz que o plano é recrutar egressos das Forças Armadas

O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou em sua posse que estão em curso as providências para a criação de uma Força Municipal de Segurança que será armada para atuar em auxílio às polícias e à Guarda Municipal, em áreas sem a presença do crime organizado.
+ Como vai funcionar a aplicação de Ozempic para tratar obesidade no Rio
“Ela pode fazer um policiamento ostensivo mais firme nas áreas da cidade menos conflagradas, aquelas onde a ocupação territorial ou o monopólio do estado no uso da força não esteja em discussão“, disse Paes, afirmando que nas áreas citadas cabe as ações da Polícia Civil e da Polícia Militar. “Entendemos que é um trabalho complementar, de certa maneira, ao que a Guarda Municipal já faz hoje”.
A ideia da prefeitura é recrutar egressos das Forças Armadas: “Essa Força Municipal, nós já começamos a discutir, vamos trabalhar em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU), com o próprio Ministério da Justiça, para que a gente possa pegar egressos do sistema de preparação de oficiais, e da Forças Armadas Brasileiras”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo o decreto 55584, que prevê a criação de um grupo de trabalho de estudos e análises para a instituição da Força Municipal de Segurança no Rio, este deverá empreender estudos, realizar análises e propor ações e projetos, com a coordenação do Gabinete do Prefeito e o apoio da Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (Civitas).