O apelo do Corpo de Bombeiros a quem vai curtir o show de Lady Gaga
Plano tático da corporação tem o objetivo de evitar acidentes como os 30 afogamentos registrados no show de Madonna em 2024

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro faz um alerta importante ao público que pretende ir ao show da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana, neste sábado (3), para evitar entrar no mar durante a noite. A recomendação vem na esteira do megashow de Madonna, realizado no mesmo local, em 2024, quando foram registrados 30 casos de afogamento ao longo da apresentação.
+Com show de Lady Gaga e feriadão, ocupação hoteleira ultrapassa 85%
Para prevenir novos incidentes, a corporação prepara uma operação especial de segurança, que inclui a exibição de um vídeo com orientações no telão do palco, antes do início do espetáculo. Além disso, doze postos de salvamento estarão funcionando excepcionalmente à noite, cobrindo toda a faixa de areia entre o Leme e o Posto 6, no final de Copacabana. Em dias normais, o funcionamento dos postos se restringe ao período entre o nascer e o pôr do sol.
+Pabllo Vittar vai ‘atacar de DJ’ na abertura do show de Lady Gaga em Copa
O plano tático-operacional inclui três frentes de atuação: terrestre, aérea e marítima, com o objetivo de garantir a segurança do público, estimado em mais de 1 milhão de pessoas.
+Vai ao show de Lady Gaga? Veja horários, transportes e o que pode levar
“A visibilidade é bastante reduzida durante a noite, o que aumenta muito o risco de afogamentos”, explica o major Fábio Contreiras, porta-voz dos bombeiros. Para auxiliar no monitoramento da praia, a corporação utilizará drones equipados com alto-falantes, que poderão emitir mensagens sonoras — em português e inglês — pedindo que banhistas deixem a água, caso necessário.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A operação contará com a mobilização de diversas especialidades da corporação, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, combatentes, guardas-vidas, tripulantes e operadores de embarcações, pilotos, operadores de drone, além de mergulhadores. Serão mobilizados 400 militares e seis forças-tarefa estarão estrategicamente distribuídas pela região, com bases na Avenida Princesa Isabel, Forte de Copacabana, Quartel de Copacabana, nas proximidades do palco, além de equipes aéreas e marítimas.
+Saiba quanto custam as pizzas que Gaga enviou para os fãs
Ao todo, 12 postos de guarda-vidas estarão ativos antes, durante e após o evento, garantindo o socorro imediato a banhistas e frequentadores da orla. Com equipes estrategicamente posicionadas ao longo de toda a extensão da praia de Copacabana, os bombeiros também vão empregar uma frota variada: aeronave, ambulâncias, viaturas de pronto emprego e resposta, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas, viaturas de busca e salvamento, além de veículos para combate a incêndios – incluindo escadas mecânicas com alcance de mais de 40 metros.
+‘Mar Vermelho’: como funciona técnica para garantir segurança de Lady Gaga
Além dos cuidados com o mar, os bombeiros também recomendam que o público vá de calçado fechado — devido ao risco de cortes com cacos de vidro e latas na areia —, modere no consumo de bebidas alcoólicas, mantenha-se hidratado e identifique crianças com pulseirinhas contendo nome e telefone do responsável.