Continua após publicidade

Biblioteca do CCBB reabre após dois anos

Fechada para reforma em 2010, a biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil reabre na sexta (12), com novidades como o espaço do audiolivro e a sala infantojuvenil

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 jun 2017, 14h20 - Publicado em 11 out 2012, 17h34

Após dois anos de de reformas, que consumiram 3,5 milhões de reais, a biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil reabre ao público na próxima sexta (12). Com 130.000 exemplares e um espaço de 2.200 metros quadrados, a biblioteca traz novidades como a nova sala infanto-juvenil e uma seção de audiobooks. Para diminuir o espaço ocupado pelas publicações, o CCBB optou por estantes deslizantes, que estão presas ao teto e são facilmente movidas de lugar. Qualquer carioca pode ter acesso ao valioso arquivo, podendo, incluisive, realizar empréstimos, basta se cadastrar no próprio local.

Criada em 1931, a biblioteca reúne hoje exemplares de publicações raras. Entre as relíquias guardadas estão 39 volumes da Enciclopédia escrita pelo filósofo francês Denis Diderot (1713-1784) e lançada em 1778. Outros tesouros do acervo são edições raras de escritores nacionais, como Manuel Bandeira (1886-1968) , Jorge Amado (1912-2001) e Machado de Assis (1839-1908), com ilustrações do pintor Di Cavalcanti (1897 -1976) e Candido Portinari (1903-1962). Para quem deseja entender o passado do Brasil e do mundo, destaca-se ainda a coleção com 280 exemplares de folhetos publicados ao longo do século XVII E XVIII, precursores do jornalismo atual.

biblioteca2.JPG
biblioteca2.JPG ()

Grande novidade da reinauguração, a sala de audiobooks é outra opção para os amantes da literatura. No confortável espaço com capacidade dez pessoas, o visitante terá a opção de ouvir o conteúdo de 150 títulos, assim como obras de música clássica da prestigiada publicação inglesa BBC Music. Já as crianças terão um espaço reservado a elas, a sala infantojuvenil. Lá, 4.000 títulos infantojuvenis estão à disposição dos pequenos. O espaço conta ainda com mobiliário adaptado aos jovens leitores.

Continua após a publicidade

A abertura da biblioteca marca ainda o início de uma intensa programação cultural. O primeiro será o Festival Literário, que acontece entre os dias 12 e 16 de outubro e terá a participação de autores, leituras temáticas, depoimentos e mesas redondas (saiba aqui a agenda). Na sala infantojuvenil, atrações como oficinas de pintura, apresentações de mímica e encenações de clássicos do folclore brasileiro serão as principais atrações da agenda (confira aqui a programação completa).

Veja também:Dez motivos para visitar o CCBB

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.