No ano de seu centenário, Corona reforça os vínculos com o Rio de Janeiro
Com show histórico, eventos ao ar livre e ações sustentáveis, marca prepara mais celebrações até o fim do ano

De um lado, o Rio de Janeiro, uma cidade de 460 anos de história que reúne a tradição de ter sido capital do Brasil e um estilo de vida vibrante, que valoriza a música, os encontros e as atividades de esporte e lazer ao ar livre. De outro, Corona, uma cerveja surgida no México há exatos 100 anos, também sob a influência da praia e da vida do lado de fora. Esse encontro deu match, e a marca e a cidade vêm reforçando seu vínculo.
Nos últimos dois anos, Corona é a marca de cerveja premium que mais cresceu no Rio de Janeiro, um feito que fica ainda mais impressionante quando se lembra que o segmento vive um momento de ampla expansão no Brasil. Segundo a companhia de análise de dados Euromonitor, esse mercado aumentou 85% entre 2015 e 2020, quando alcançou 52 bilhões de reais em faturamento, e deve chegar a 80,2 bilhões de reais até o fim de 2025.
Isso num país que é o terceiro maior consumidor de cervejas do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. Não por acaso, o Brasil é o mercado mais significativo para a marca fora do México. E o Rio ocupa um espaço muito especial nesse contexto. Afinal, a relação de Corona com a cidade faz todo sentido: o sabor e a leveza da bebida combinam com o clima tropical e a identidade carioca, que valoriza a praia, o sol e a natureza.
Além disso, a chegada de Corona Cero, sem álcool, com adição de vitamina D e apenas 51 calorias por long neck de 330 ml, proporcionou mais uma opção de consumo alinhada às novas tendências valorizadas pelos moradores. No ano passado, o rótulo realizou diversas ativações na cidade para marcar o ano histórico em que se tornou a primeira cerveja patrocinadora master dos Jogos Olímpicos.
As cervejas zero, aliás, também experimentam um momento de ampla expansão no país, com um salto de 388% no consumo entre 2018 e 2023, passando de 133 milhões para 649 milhões de litros anuais, ainda de acordo com a Euromonitor. A própria Ambev se consolidou como líder do segmento no país no primeiro trimestre deste ano, apresentando um crescimento de volume próximo a 40%.
Recentemente, Corona foi eleita a marca de cerveja mais valiosa do mundo pelo ranking global Brand Finance pelo segundo ano consecutivo. E, como indicam os resultados financeiros mais recentes da Ambev, todo o portfólio de cervejas premium da companhia – que inclui também Spaten, Stella Artois e Original – cresceu 20%.
O Rio como palco

Neste ano, em especial, Corona presenteou Copacabana com um show histórico da cantora Lady Gaga para mais de 2 milhões de pessoas, como parte do projeto Todo Mundo no Rio, do qual é a principal patrocinadora master. A proposta da iniciativa é transformar a cidade numa capital global para eventos de grande porte, gratuitos e realizados na icônica praia de Copacabana.
Reconhecida pela presença em grandes celebrações ao ar livre, a marca reforça com orgulho que o Brasil se tornou a capital global de Corona. E esse é só um dos muitos capítulos da história que Corona vem construindo com a cidade.
O Rio de Janeiro tem sido palco de diversas experimentações nos últimos meses, como o lançamento de garrafas retornáveis de 600 ml e da lata de 473 ml. Além disso, no último verão, os moradores foram agraciados com uma garrafa de alumínio, em edição limitada, desenvolvida especialmente para a orla da Cidade Maravilhosa.
Corona também aposta em movimentos que proporcionam momentos de desconexão, misturando cultura e bem-estar com as belezas naturais do Rio. Além dos já conhecidos Sunsets, que unem o clima litorâneo e muita música boa na beira da praia, neste ano a marca patrocina grandes eventos, como a Maratona do Rio e o Festival Doce Maravilha.
Respeito ao meio ambiente

Nascida na praia, Corona é uma marca comprometida com o respeito ao meio ambiente e, por meio de parcerias com instituições não governamentais, como Magikk, Green Mining, Route e tantas outras, realiza constantemente ações em prol da preservação de praias, com coletas, reciclagem e transformação de plásticos e vidros.
“Corona é uma cerveja nascida na praia e valoriza a vida do lado de fora. Por isso, a sustentabilidade é um pilar tão importante para a marca. Para desfrutar do que a natureza tem para oferecer, precisamos seguir respeitando e cuidando”, afirma a diretora de marketing de Corona, Gabriela Gallo.
A marca também vem proporcionando crescimento econômico para a região. No ano passado, a Ambev inaugurou uma nova linha de produção de Corona em sua fábrica Nova Rio, localizada em Campo Grande, zona oeste da capital. Com um investimento de 61 milhões de reais, a companhia ampliou a produção, que já havia apresentado um aumento significativo no volume de vendas.
O investimento permitiu a produção de garrafas de vidro transparente, que são pintadas em vez de usarem rótulos de papel. Com a nova linha, a fábrica no Rio de Janeiro passou a ser capaz de produzir, decorar e envasar 80% das long necks de Corona consumidas no Brasil.
Para Corona, a celebração dos 100 anos está apenas começando. A marca promete honrar essa conexão especial com o Rio e trazer mais surpresas para a Cidade Maravilhosa nos próximos meses – e ao longo dos próximos 100 anos!