Museu Nacional abrirá duas salas para público acompanhar restauração

Nesta primeira fase, estarão expostos o meteorito bendegó e o esqueleto de baleia-cachalote doado à instituição

Por Da Redação
Atualizado em 3 abr 2025, 16h14 - Publicado em 3 abr 2025, 15h27
A fachada do palácio que abriga o Museu Nacional, em amarelo-claro, fotografada à distância, com o jardim à frente.
Museu Nacional: reabertura total está prevista para 2028 (Felipe Cohen/Divulgação)
Continua após publicidade

Boa notícia para quem sonha com a volta do Museu Nacional da UFRJ, fechado desde setembro de 2018, quando um incêndio destruiu o imóvel e a maior parte do acervo, que era composto de cerca de 20 milhões de itens. No dia 5 de junho, véspera do aniversário de 207 anos da instituição, uma parte do prédio será reaberta ao público.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A primeira peça avistada pelos novos visitantes será o meteorito Bendegó, de mais de cinco toneladas, que sobreviveu ao fogo.

O esqueleto da baleia-cachalote, que mede 15,7 metros, também estará exposto nesta primeira fase. A peça foi doada ao museu depois da tragédia.

“A ideia é que todo o bloco 1 volte a ter uma cara histórica, com intervenções sutis de contemporaneidade. Vamos trazer de volta o que era o Museu Nacional, com a decoração, os forros e as pinturas decorativas que estamos conseguindo resgatar”, disse ao jornal O Globo o arquiteto Wallace Caldas, responsável pela restauração.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O anúncio da reabertura parcial foi feito nesta quarta (2), numa cerimônia na qual o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) doou 50 milhões para a reconstrução do museu. Atualmente, 400 pessoas trabalham na reconstrução do acervo.

A instituição vem comandando uma campanha para receber de doações de instituições estrangeiras e nacionais e a expectativa é de que 1 100 fósseis sejam incorporados ao acervo do Museu Nacional, com destaque para dois de dinossauros.

Continua após a publicidade

+ Vale Tudo: quais tramas precisam ser adaptadas ou cortadas em 2025

O orçamento total para a reconstrução do museu é de 516 milhões de reais. Desse total, ainda faltam cerca de 30% que, segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, serão captados até o final de 2026. Mercadante afirmou que, depois dessa etapa, será criado um fundo de sustentação da instituição. “Não podemos encerrar este capítulo e depois não ter recursos para manter as atividades deste patrimônio cultural carioca”, resumiu.

A reabertura total do Museu Nacional está prevista para 2028.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.