Continua após publicidade

MP diz que superlotação em Bangu contribui para falta de água

De acordo com o órgão, o problema é ampliado devido à superlotação do sistema penitenciário

Por Agência Brasil
10 jan 2017, 12h47
 (Divulgação/)
Continua após publicidade

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou na segunda (9) que está acompanhando o problema de abastecimento de água no Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu), na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O MP apurou junto à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), responsável pelo abastecimento do Grande Rio, e à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, que o problema se deve ao aumento do consumo de água na região do complexo e à perda de pressão do sistema, que, segundo a Cedae, deve-se a uma tentativa de furto que provocou um vazamento na adutora da região.

+ Polícia detém menores em operação na Villa Kennedy

De acordo com o MP, o problema é ampliado devido à superlotação do sistema penitenciário. No Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, por exemplo, a água é dimensionada para atender a 1.699 presos, mas há cerca de 3,5 mil detentos atualmente na unidade, o que faz com que cada interno tenha que se virar com menos da metade do volume de água que seria adequado. Além disso, segundo o MP, é preciso ampliar a capacidade de armazenamento de água nas mais de 20 unidades do complexo, fazer uma melhor conservação das redes internas do presídio e adotar medidas para o uso racional de água pelos detentos.

Por meio de nota, a Secretaria de Administração Penitenciária disse que está tentando contornar o problema com o envio de carros-pipa para a unidade. A Cedae, por sua vez, informou que uma nova rede de abastecimento foi implantada para reforçar o atendimento ao complexo prisional. A nova rede entrará em operação ainda esta semana, segundo a companhia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.