Motorista de app faz sucesso com vídeos para ‘sobreviver’ em favelas
Em dezembro de 2024 , o 'Uberdoraro' alertou para o perigo de uma região uma semana antes de um crime cometido após erro de trajeto

Para ajudar condutores de veículos da cidade em relação a um problema recorrente que é causa de mortes e outros tipos de violência, um motorista de Uber criou perfil nas redes sociais chamado ‘Uberdoraro’, onde se identifica como ‘Oraro Silva’ e posta dicas sobre como proceder ao entrar em favelas e demais áreas violentas da cidade, que estão sob o domínio de criminosos.
+ Briga por preço de água de coco no Aterro termina com ambulante esfaqueado
Ele só aparece mascarado nos vídeos que lhe valeram mais de 119 000 seguidores no Instagram, e 93 000 no Tik Tok, com milhões de visualizações. Há três anos trabalhando como motorista de aplicativo, ele criou recentemente para a venda na internet o Manual de Sobrevivência do Rio de Janeiro, que atualiza com dicas e imagens de cada lugar, com adesão de turistas e viajantes, além de moradores da cidade.
Na última virada de ano, em dezembro de 2024, o motorista foi assunto ao ter filmado e alertado para o perigo da região da Comunidade do Fontela, em Vargem Pequena, uma semana antes do assassinato, no mesmo local, da baiana Diely da Silva, de 34 anos, que estava dentro de um Uber que errou o trajeto e entrou por engano no local, dominado pelo Comando Vermelho.
“Quando você entra de carro numa comunidade, você tem que jogar o jogo do local. Se está todo mundo com o alerta ligado, você liga o alerta também, sempre com vidro aberto, farol baixo. Você tem que imitar as pessoas dali, e na maior naturalidade do planeta. Não pode ficar nervoso. Quando você entra, geralmente, os bandidos vão te parar e perguntar de onde você é e o que está fazendo ali. E por mais que você seja uma pessoa de bem, se você ficar nervoso ou chorar, eles vão te matar”, disse o motorista ao portal Metrópoles.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Entre as dicas do ‘especialista’, estão abaixar os vidros do carro, abri todas as janelas e acender a luz interna, se for de noite, além de colocar a mão que não está no volante do lado de fora. Ao ser parado por bandidos, a dica é tentar manter a calma, não se desesperar e nem chorar, falando a verdade sobre o erro de trajeto.