Miguel Pereira, a “Gramado do Rio”, inaugura Maria Fumaça turística
Primeira viagem da locomotiva foi na última quarta (25), quando a cidade completou 68 anos
O estado do Rio já tem uma Maria Fumaça turística para chamar de sua. E fica em Miguel Pereira, município do Sul Fluminense que anda a todo vapor. Na última quarta (25), ao completar 68 anos, o município fez festa para a viagem inaugural do trem, que inicialmente fará um trajeto de 9km, do Centro ao distrito de Governador Portela. Posteriormente, o percurso será estendido até a Frontin, em Vera Cruz. A locomotiva resgata uma parte importante da história da cidade de 30 mil habitantes, onde há um conjunto ferroviário da RFFSA tombado como patrimônio cultural nacional. A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.
+ Final da Libertadores: prefeitura proíbe álcool no entorno do Maracanã
“Miguel Pereira e seus avanços em diversas áreas, especialmente no turismo e segurança, servem de exemplo para todos nós. O município, que já é abençoado com o terceiro melhor clima do mundo, surpreende a todos constantemente, com ideias que geram emprego e renda para os cidadãos, aproveitando sua vocação natural”, disse o governador Cláudio Castro. Um decreto estadual declarou Miguel Pereira “Cidade do Entretenimento e da Gastronomia”, um título inédito. Com recordes de visitantes em todos os feriados deste ano – entre 93% a 99% de ocupação hoteleira, de acordo com a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e HotéisRIO – o município vive um boom no turismo, graças a investimentos como o Parque Terra dos Dinos, orçado em R$ 70 milhões. Outra novidade é a Rua Coberta, com lojas de diversos segmentos, cinema e restaurantes. Há ainda a Rua Torta, réplica de Gramado, no Sul do País, criada só para visitantes tirarem fotos.
Segundo o prefeito, André Português, estudos indicam que novos empreendimentos, puxados pela Maria Fumaça, e que já ajudaram a abrir mais de 1.500 vagas de trabalho formais, incrementem ainda mais a gastronomia, a rede hoteleira e o comércio na cidade.
“A Maria Fumaça celebra a história de Miguel Pereira e do estado, e vai trazer ainda mais desenvolvimento para o nosso município, com atração de visitantes, além de novos investidores”, afirmou ele. A Maria Fumaça é um dos sete projetos de grande porte que foram planejados pelo prefeito, ajudando na formação do que o prefeito chama de “condomínio empresarial”. Um deles é a Fábrica de Chocolates Lugano, um investimento de 100 milhões de reais, que vai gerar 400 empregos diretos e indiretos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O passeio fará os passageiros viajarem no tempo, com a tripulação usando trajes de época para contar a história da região e do estado, desde a colonização. Doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), o equipamento funcionará com duas composições (duas locomotivas e três vagões para cada uma).