Continua após publicidade

Mais um reservatório que abastece o Rio atinge o volume morto

Estado sofre crise hídrica no verão mais seco da década

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h25 - Publicado em 26 jan 2015, 16h17

 

O reservatório de Santa Branca, um dos quatro que abastecem o Rio de Janeiro, também atingiu o volume morto, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicado no domingo, 25. Na última quarta-feira, 21, o nível do maior dos quatro reservatórios, o de Paraibuna, já havia alcançado a reserva técnica.

+ Barra, Recreio e Jacarepaguá estão sem água há 15 dias

Segundo Vera Lúcia Teixeira, vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), integrantes do comitê terão uma reunião nesta terça-feira, 27, com representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do ONS.

Na última sexta, 23, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), voltou a negar a necessidade de racionamento para a população, mas disse que começaria uma “grande campanha para as pessoas não desperdiçarem água”.

Continua após a publicidade

Na bacia do Paraíba do Sul, os reservatórios também têm a função de gerar energia, mas não são usinas de grande porte. As barragens mantêm um fluxo adequado para que cerca de dois terços das águas do Paraíba possam ser transpostas para o Rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio.

A usina de Santa Branca, da concessionária Light, foi desligada no sábado, 24, segundo o ONS – o volume morto não é usado para geração de energia elétrica. Procurada, a Light não quis se manifestar e informou apenas que “a Secretaria de Estado do Ambiente é quem está falando sobre o assunto”.

O reservatório de Santa Branca é o menor dos quatro. Com Paraibuna e Santa Branca zerados, restam o de Jaguari, que estava com apenas 1,72% da capacidade, e o de Funil, com 3,75%, segundo o Informativo Preliminar Diário da Operação, do ONS. (com Estadão Conteúdo). 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.