Já ouviu falar em “Lua do Veado”? Saiba como avistar o fenômeno
A próxima aparição da superlua só acontecerá em 29 de julho de 2026

Tome nota e olhe para o céu nesta quinta (10), a partir das 20h: a Lua do Veado, ou Lua Cheia de julho, uma das superluas mais bonitas e aguardadas do ano, poderá ser vista em todo o país. O crescimento dos chifres de cervos no início do verão do hemisfério norte é o que dá nome ao fenômeno.
+ Durante a Cúpula dos Brics, Aeronáutica intercepta três aviões
Ao anoitecer, a Lua do Veado vai surgir no horizonte leste e, pouco antes do amanhecer, vai se pôr no oeste. Nos países do hemisfério Norte, onde as noites são mais curtas neste período do ano, a lua ficará localizada bem embaixo no céu. Já no hemisfério sul, ela ficará lá no alto.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Segundo a NASA, a chamada buck moon em inglês tem esse nome por conta dos ossos compostos de cálcio e fósforo que nascem nas testas dos veados machos nesta época do ano.
De acordo com o site Star Walk, a fase completa da Lua do Veado será atingida às 20h37 e vai durar toda a noite, com o disco lunar iluminado em mais de 98% de sua superfície. Será possível vê-la desde que o céu esteja limpo.
A lua cheia seguinte, em 9 de agosto, será normal, com ocorre mensalmente. A próxima aparição da superlua só acontecerá em 29 de julho de 2026.