Após fraude bilionária, Lojas Americanas têm rombo de 4,6 bilhões de reais
Principal razão para o prejuízo está na queda acentuada nas vendas feitas pelos canais digitais
Sofrendo uma queda de 77,1% nas vendas feitas pelos canais digitais, entre janeiro e setembro de 2023, a Americanas registrou um prejuízo de R$ 4,61 bilhões no período, de acordo com o balanço corporativo divulgado pela empresa nesta segunda (26).
+ Além de Búzios, Porto Real sofre com infestação de escorpião-amarelo
O prejuízo da empresa, que no ano passado encontrou uma fraude bilionária em suas demonstrações financeiras, foi puxado por uma queda de 45,1% em sua receita líquida nos nove primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Nos três trimestres deste primeiro ano da crise que levou a companhia a um processo de recuperação judicial, com uma dívida estimada em R$ 50 bilhões, a receita da empresa foi de R$ 10,293 bilhões.
O volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) vendido nos canais digitais foi de R$ 4,8 bilhões entre janeiro e setembro, uma fatia de apenas 30% de todo o GMV da companhia, de R$ 16,1 bilhões. No mesmo período de 2022, o volume dos canais digitais foi de R$ 20,9 bilhões e representava 64% de todas as vendas da Americanas. Além da insegurança e desconfiança dos consumidores com os canais digitais, a própria empresa pontua que optou por modificar suas estratégias de negócios visando maior rentabilidade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Americanas entrou com pedido de recuperação judicial em janeiro de 2023, na 4ª Vara Empresarial do Rio. O plano foi aceito pelos credores da companhia apenas em 19 de dezembro, com apoio de mais de 90% dos votantes.