Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Livro reúne fotos de lugares do Rio e objetos que conversam entre si

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins Atualizado em 2 jun 2017, 12h23 - Publicado em 16 out 2015, 19h13

O estádio virou coco

Uma livre associação de ideias é o que propõe Yolanda de Barros Barreto no livro Um Olhar Carioca, a ser lançado na quinta (22) no clube Marimbás, em Copacabana. O trabalho reúne fotografias que conversam entre si, seja de maneira explícita — os cocos que lembram a nova cobertura do Estádio do Maracanã, por exemplo —, seja de forma mais simbólica — a chaminé em Vila Isabel posta em comparação com ilhas do nosso litoral. Outras duplas inusitadas captadas pela fotógrafa são o tráfego na Avenida Rio Branco combinando com um corredor de uma biblioteca, e uma pilha de caixas de cervejas ao lado de tapetes vendidos, um em cima do outro, numa rua de comércio popular. A editora é a Metalivros, e a direção artística da obra, que tem 250 páginas, coube a Roberto Cruz Bianco.

Um templo suntuoso

Com estreia prevista para novembro, o documentário São Sebastião do Rio de Janeiro: a Formação de uma Cidade, de Juliana de Carvalho, gaba-se de ter usado câmeras acopladas a drones e helicópteros para produzir lindas imagens aéreas — do Cristo, no Corcovado, ao Pão de Açúcar, passando pelo formato de coração da Lagoa Rodrigo de Freitas vista lá de cima. Mas também há cenas em ambientes fechados, como o interior da Igreja de São Francisco, no Centro, que ajudam a contar a trajetória dos cariocas. Com depoimentos de Ruy Castro, Sergio Cabral (o pai) e Sérgio Besserman, o filme é narrado pela apresentadora de televisão Leilane Neubarth.

Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco

Os ETs chegaram

Continua após a publicidade

Numa missão de reconhecimento de outros planetas, um ser alienígena aparece na Praia de Botafogo. A notícia repercute fora do país, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) é convocado, o governador fica atônito e o presidente da República não sabe como lidar com a situação. Assim é a história de O Caso XXI, o primeiro livro da carioca Mel Cavichini, lançado na semana passada, pela Editora Cop. A obra se destaca pelo estilo: a ficção científica. Passada em 2019, sua trama mistura fantasia, ciência e política. A intrigante chegada do ET provoca passeatas, suscita manifestações e põe em xeque a ordem mundial. Trecho: “O barulho dos helicópteros surpreendeu a vizinhança. Eles não estavam acostumados com a agitação e o ruído de tráfego aéreo. As viaturas ligaram suas sirenes e os habitantes se assustaram, temendo o que poderia estar acontecendo no Rio”.

O Caso XXI
O Caso XXI

140 mil cariocas…

…estão com psoríase, muitas vezes sem saber que estão. A doença, que acomete 2% da população do planeta, terá seu dia mundial na quinta (29). É crônica, não contagiosa, e caracteriza-se por lesões avermelhadas na cabeça, cotovelos e joelhos. Dos mais renomados especialistas no Rio, o dermatologista Fabrício Lamy explica que “não há cura, mas controle”. Ele vem realizando cada vez mais atendimentos gratuitos na Policlínica Geral do Rio, no Centro. E é ali que tem distribuído um guia bastante didático sobre o mal, em parceria com o Instituto Protetores da Pele.

Treinamento em close

Após passar pela Estação Maracanã do metrô, chegaà Estação Carioca, no Centro,na sexta (23), a exposiçãoSuper Atletas, com fotos de atletas paralímpicos. Além das imagens, haverá totens ondeas pessoas poderão fazer suas próprias fotografias e mandar mensagens para os esportistas que defenderão o Brasil na Paralimpíada de 2016, no Rio. São trinta cliques, como este aqui de cima, do ciclista Edson Rocha treinando na Avenida Abelardo Bueno, na Barra.  Também ganharão destaque Alan Fonteles, das corridasdo atletismo, Daniel Dias, da natação, e Fernando Fernandes, modelo e ex-participante do reality Big Brother Brasil, da equipe da canoagem. A mostra fica no Centro até 6 de novembro, seguindo depois para a Estação General Osório, em Ipanema.

Exposição Super Atletas, com fotos de atletas paralímpicos
Exposição Super Atletas, com fotos de atletas paralímpicos
Continua após a publicidade
Publicidade