Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Livro retrata vida no subúrbio com bom humor

Morador de Santa Cruz, o estudante de história Vitor Almeida é o autor de <em>Suburbano da Depressão: Causos, Contos e Crônicas</em>

Por Heloíza Gomes Atualizado em 2 jun 2017, 11h29 - Publicado em 17 dez 2016, 00h00

Na música Notícias do Brasil, Milton Nascimento já avisava: “O Brasil não é só litoral; é muito mais que qualquer Zona Sul”. Ao que tudo indica, o estudante de história Vitor Almeida resolveu mostrar esse “muito mais” do Rio no livro Suburbano da Depressão: Causos, Contos e Crônicas (Editora Autografia). Em 102 páginas, o autor retrata com textos carregados de humor o cotidiano das zonas Norte e Oeste, aproveitando para denunciar problemas, como a falta de saneamento básico. “Mostro o cotidiano do cidadão comum, bem distante dos problemas existenciais das classes A e B. Aqui, ninguém anda de salto alto dentro de um apartamento de milhões. Se duvidar, vamos até de pijama à padaria para comprar pão”, diz Vitor, morador de Santa Cruz e administrador da página Suburbano da Depressão no Facebook, com mais de 190 000 curtidas. “O título é uma ironia ao próprio suburbano, que deprecia o espaço onde vive em comparação com outras áreas da cidade”, explica.

Galeria Samba Arte
Galeria Samba Arte

Fotografias à moda antiga

Aqueles que têm mais de 40 anos devem se lembrar das antigas bancadas nas lojas de vinil, muito populares nos anos 80. Foi inspirada nessa recordação que a Galeria Samba Arte, em São Conrado, arrumou seu acervo de fotografias em carrinhos similares. “A ideia foi estimular a experiência do público. O manuseio das imagens, como se fazia com os discos, permite a escolha, o olhar sob outro ponto de vista”, explica Clarissa Cohen, sócia do endereço. Além das fotos, numeradas e certificadas, o espaço ainda vende produtos com imagens estampadas, como ímã, luminária, caixinha e lambe-lambe.

Passeio Ernesto Nazareth

Passeio Ernesto Nazareth

Desafio do Design

O mobiliário que será instalado no Passeio Ernesto Nazareth, novo espaço público na região do Porto Maravilha, já foi escolhido. Com 6 000 metros quadrados, no Santo Cristo, o local terá estruturas selecionadas numa disputa que envolveu oito universidades do Rio. Os vencedores foram as equipes Bosque, da UFRJ, e Òn, da UFF. A primeira criou bancos sinuosos para garantir sombra aos usuários. Já o segundo time apostou em assentos no formato de tubos que criam a ideia de bolhas (foto). Vale destacar que todos os móveis são feitos de plástico reciclado. A instalação está prevista para o primeiro semestre de 2017.

1,3 milhão de pessoas…

…visitaram o Museu do Amanhã, que comemora um ano no sábado (17). O interesse dos cariocas e turistas pôde ser medido tanto pelas imensas filas na entrada quanto pelo Instagram. O local foi o ponto turístico do Brasil mais fotografado na rede social durante 2016. Também ganhou o título de melhor museu das Américas do Sul e Central no prêmio Leading Culture Destinations Awards, em Londres, e abocanhou uma medalha de ouro e duas de bronze na 17ª edição do International Design & Communication Awards, no Canadá.

Continua após a publicidade
Publicidade