Ligue 180: número de denúncias de violência contra mulheres sobe 26% no Rio
Canal aberto pelo Ministério das Mulheres para o enfrentamento desse tipo de violência recebeu 13 500 chamadas no estado entre janeiro e julho deste ano
13 500 denúncias de violência contra a mulher foram registradas de janeiro a julho no estado do Rio no Ligue 180 — um aumento de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Brasil, o canal, aberto pelo Ministério das Mulheres para o enfrentamento desse tipo de violência, recebeu 84 300 denúncias, que crescem a olhos vistos.
+ Da noite para o dia: prédio icônico da Praça Mauá será ponto turístico além de residencial
+ Justiça do Rio ganha upgrade com Inteligência Artificial
No Rio, 9 480 ligações foram feitas pela própria vítima, enquanto em 4 036 casos o denunciante era uma terceira pessoa. A casa da vítima é o palco da maior parte dessas situações (6 336), e a faixa etária da maioria oscila entre 40 e 44 anos (2 146), sendo majoritariamente mulheres pretas e pardas (7 860).
+ Arqueologia urbana: porão de casa tombada expõe arte contemporânea
+ Um mar de câmeras de segurança: orla da Zona Sul terá imagens da areia para monitoramento
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“O 180 tem a característica de ser muito mais preventivo e colaborativo. Gostamos de dizer que, se você precisa de informações, ligue 180. Se está em uma situação de emergência, ligue 190”, recomenda a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.