Continua após publicidade

Light em crise: por que a conta de luz pode ficar mais cara no Rio

Companhia pediu uma revisão tarifária extraordinária à Aneel para obter um alívio e conseguir cumprir seus compromissos financeiros

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 Maio 2023, 17h18
A imagem mostra uma lâmpada com moedas ao lado
Crise econômica: Light propõe revisão tarifária para aliviar as condições da empresa (VV1ntermute/Pixabay/Reprodução)
Continua após publicidade

A distribuidora de energia Light apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última semana, o cenário atual da companhia e discutiu algumas propostas que podem amenizar sua atual crise financeira. Entre elas, estaria uma revisão tarifária extraordinária, que permitiria a alteração no valor das tarifas.

+ Quem é Ricardo Cavaliere, novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Segundo informações da Coluna do Broadcast, do jornal Estado de São Paulo, o Ministério de Minas e Energia também foi convocado para ajudar na busca de uma solução. Caso a revisão seja aprovada, a Light poderá obter mais fôlego para cumprir seus compromissos financeiros.

Compartilhe essa matéria via:

A empresa conta atualmente com proteção jurídica por meio de uma liminar que suspendeu as cobranças dos credores e debenturistas por 30 dias, prazo que poderá ser estendido pelo mesmo período. No entanto, pelo menos metade dos credores tem questionado o instrumento legal usado pela empresa para evitar as cobranças, e parte também se reuniu com a Aneel para se posicionar contra a medida e alertar sobre o impacto no mercado.

Continua após a publicidade

Já a Light alega que, com este período de suspensão, a empresa não quer obter descontos nos compromissos, e sim, um prazo maior para encontrar uma solução mais definitiva para sua distribuidora, que envolve também a renovação do contrato de concessão atual, com vencimento em 2026. A aprovação da revisão tarifária extraordinária seria uma forma de encontrar algum reequilíbrio econômico enquanto o novo contrato não chega.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.