Continua após publicidade

Transporte lagunar na Zona Oeste pode beneficiar 85000 pessoas por dia

Edital da prefeitura para concessão de serviço prevê a integração com outros modais e tarifa a R$ 4,30; ideia é ter 29 pontos de embarque e 16 linhas

Por Da Redação
11 out 2023, 19h29
Projeto-conceitual-futura-estação-barcas-Barra
Projeto de estação: serão inicialmente 29, por onde circularão 16 linhas (./Divulgação)
Continua após publicidade

A prefeitura do Rio publicou, nesta quarta (11), o edital de licitação do projeto de implantação de transporte aquaviário nas lagoas da Barra e Jacarepaguá. São 16 linhas propostas e a expectativa é transportar cerca de 90 mil passageiros por dia. O valor do investimento privado é de 95,3 milhões de reais, ao longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de 3,2 milhões de reais. A vencedora da licitação, inicialmente marcada para o dia 23 de novembro, também poderá organizar passeios turísticos e eventos nas lagoas, mediante autorização do poder público. Quem ganhar a concorrência, inicialmente marcada para o dia 23 de novembro, terá três anos para construir e operar as estações, que inicialmente serão 29.

+ “Explode coração”, canta Kayky Brito ao agradecer motorista. Veja vídeo

A ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras, seguido da Linha Amarela e o canal de Marapendi; e integração de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas. A tarifa prevista é a mesma dos transportes públicos municipais, com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade (R$ 4,30). Inicialmente, estão previstos dois modelos de embarcações conforme a demanda com 42 ou 120 lugares.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa acredita que a instalação do novo modal é atrativa tanto para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular. “Esse é um importante passo para o transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna”, disse.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.