Clique e assine por apenas 3,90/mês

Jardim Zoológico reabre parcialmente ao público

Fechado desde janeiro, espaço teve visitação retomada nesta terça (8), com entrada grátis às mulheres

Por Redação VEJARIO - Atualizado em 5 dez 2016, 11h26 - Publicado em 8 mar 2016, 14h44

Fechado desde o dia 14 de janeiro por determinação do Ibama, o Jardim Zoológico do Rio foi reaberto parcialmente à visitação nesta terça (8) e, devido a uma ação promocional pelo Dia Internacional da Mulher, todas as mulheres têm entrada gratuita.

A reabertura do espaço foi autorizada após a Secretaria Municipal de Meio Ambiente cumprir parte das exigências acordadas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Algumas áreas, no entanto, ainda não foram liberadas pela justiça. Os espaços dos orangotangos e dos chimpanzés continuam isolados do público até que sejam finalizados o enriquecimento ambiental e o sombreamento onde ficam os animais. O aquário também permanece fechado até a finalização de consertos elétricos. Já o Viveirão das Aves voltou a funcionar e terá visitas guiadas por educadores ambientais.  

A secretaria de Meio Ambiente afirma ter feito reparos em espaços como a Passarela da Fauna, Setor Extra, sistema de cachoeiras dos felinos e o Núcleo de Reprodução, e acredita que todos os reparos estarão prontos até o fim do ano após licitação. Foi criado ainda um núcleo de enriquecimento ambiental permanente, além de uma equipe técnica que será responsável pela ambientação de diferentes viveiros, a fim de promover um maior bem-estar aos animais.

O edital de concessão do Jardim Zoológico para a iniciativa privada já foi publicado e a empresa vencedora terá que investir cerca de R$ 68 milhões em dois anos, tanto em obras de infraestrutura quanto em novos espaços de convivência para o público.

Continua após a publicidade
Publicidade