Inverno atípico: mês de julho é o mais quente desde 2014 no Rio
Média de temperatura do mês foi de 31,3°C. A máxima mais alta registrada foi de 37,1°C, na estação de Irajá, na Zona Norte
Mesmo com a chegada de uma nova frente fria no último fim de semana, o mês de julho de 2022 foi o mais quente desde 2014. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a média do mês foi de 31,3°C, uma temperatura 2,7ºC acima das médias de todos os meses de julho, de 28,6°C.
+ Turismo em alta: ocupação hoteleira no Rio supera a era pré-pandêmica
A temperatura mais elevada foi medida em Irajá, no dia 17, de 37,1ºC. A mesma havia sido registrada pelo Alerta Rio na estação de Guaratiba, em julho de 2015. Já a sensação térmica no bairro da Zona Norte este ano chegou aos 41,6ºC.
A segunda temperatura mais alta já observada no Rio em julho foi de 36,7°C, na estação da Barra/Riocentro, em 2016. A terceira tinha sido verificada na estação de Santa Cruz, de 36,6°C, em 2020.
Segundo a meteorologista do Alerta Rio, Raquel Franco, as temperaturas mais altas do que o normal têm relação com o menor número de frentes frias continentais do que o esperado este ano.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Apenas a última (frente fria), do dia 29, passou pelo continente, trazendo uma massa de ar frio e derrubando as temperaturas de forma mais significativa e por mais tempo”, explica a profissional. De acordo com Franco, as duas primeiras, nos dias 13 e 18, foram frentes mais oceânicas.