Inovação: como a tecnologia melhora experiência do público no Rock in Rio
Agendamento de atrações, compra antecipada de comida e bebida e uso de armários são algumas novidades que facilitam a vida dos fãs
A edição que comemora os 40 anos do Rock in Rio é grandiosa, à altura do maior festival de música – e agora de múltiplas experiências – do país. De 1985 para cá, muita coisa mudou, isso é óbvio, mas é interessante notar como a tecnologia e a inovação permitiram mudanças substanciais na Cidade do Rock de 2022 para 2024.
VEJA Rio circulou por todos os cantos da gigantesca estrutura montada no Parque Olímpico e elencou algumas adaptações e melhorias trazidas pelo Rock in Rio graças ao avanço da tecnologia, a começar pelo agendamento dos brinquedos instalados na Cidade do Rock.
+ Como garantir lugar na fila da tirolesa e em outros brinquedos do Rock in Rio
+ Perdeu alguma coisa no Rock in Rio? Saiba como recuperar
Além da já tradicional tirolesa, o público pode se divertir na montanha-russa, no Discovery (estrutura que ‘levanta’ e gira os participantes), no Journey (simulador que ‘viaja’ pela história do Rock in Rio) e no Mega Download, torre de 30 metros no melhor estilo ‘kambum’.
O agendamento dessas atrações ocorre apenas pelo aplicativo do Rock in Rio e funciona via geolocalização, então o usuário precisa estar na Cidade do Rock para marcar um lugar na fila virtual. Quando o chega o horário, basta se dirigir ao brinquedo escolhido e aguardar um certo tempo por lá. Houve reclamações sobre essa espera ‘ao vivo’, mas, spoiler: isso acontece até na Disney, que vem testando filas virtuais em atrações específicas nos parques Magic Kingdom e Epcot.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Outra novidade baseada no app do Rock in Rio é a compra antecipada de algumas comidas e bebidas. São 29 opções, entre combos e produtos individuais, da Heineken, Coca-Cola, Red Bull, Schweppes Mixed e Bob’s. Hambúrgueres, água, refrigerantes, energéticos e chope estão entre as opções.
Os pedidos feitos por meio do aplicativo são retirados com os ambulantes ou em filas preferenciais, sinalizadas em todos os pontos de venda. Para resgatar, basta apresentar o QR code referente à compra, que deve ser feita até meio-dia do próprio dia, ou seja, antes da abertura dos portões.
Quem chega à Cidade do Rock com mochilas grandes tem a opção de guardá-las em lockers da Clique Retire, a partir de R$ 48,00 o aluguel. Esse preço varia de acordo com o tamanho do armário. O pagamento é feito on-line e o desbloqueio do locker funciona via QR Code enviado por WhatsApp, e é superfácil de usar.
Em relação a segurança, também há novidades altamente tecnológicas na Cidade do Rock. São 138 câmeras com visão noturna infravermelha e uma térmica, além de quatro drones para vigiar as cerca de 100 000 pessoas que circulam a cada dia de evento.
Baseados em Inteligência Artificial, os sistemas utilizados no esquema de segurança incluem proteção perimetral com radares, analítico de aglomeração e identificação automática de placas de veículos, além de identificação facial. Há também recursos como contagem de pessoas, mapas de calor, detecção de metais, controle de fluxo e estatísticas detalhadas.
No Rock in Rio, o futuro já começou.