Índices de segurança apontam número recorde de prisão de menores
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública o número de casos entre janeiro e novembro ultrapassa 9500, um aumento de quase 25% em relação a 2014
Os dados registrados pelo Instituto de Segurança Pública, órgão do governo estadual, apontam que entre janeiro e novembro de 2015 o número de apreensão de menores chegou a 9 564. O registro marca um recorde desde os indicadores passaram a ser registrados em 2000 e indicam um aumento de 24,9% a mais do que o mesmo período do ano passado.
+ Pezão apresenta projeto para extinguir uma autarquia e seis fundações
O relatório ainda aponta que houve uma de 7,4% no número de vítimas de Letalidade Violenta, que abrange os crimes de homicídio doloso, roubo seguido de morte, homicídio decorrente de intervenção policial e lesão corporal seguida de morte. Em novembro deste ano registradas 390 vítimas, o que representa 31 casos a menos do registrado em 2014. Durante todo o ano, a queda foi de 12,8% quando comparado com o mesmo período anterior, que representa 674 pessoas no estado. A Baixada Fluminense foi a área que apresentou a maior queda, com 502 vítimas a menos, já no interior do estado foram registradas 161 vítimas a menos nos 11 meses do ano.
Outros índices indicam aumento de roubou de veículos no estado em 8,3% e queda de roubo de rua de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda houve redução de 3,2% no número de homicídios dolosos no estado.