Após incêndio, pacientes são retirados do São Lucas, em Copacabana
Fogo teria se inciado após explosão de gerador do hospital, na manhã desta quarta (8); ninguém ficou ferido
Um princípio de incêndio no Hospital São Lucas, em Copacabana, na manhã desta quarta (8), fez com que os pacientes tivessem que ser removidos às pressas da unidade. Bombeiros do quartel de Copacabana foram acionados às 9h16. De acordo com os agentes, o fogo começou no gerador da unidade e foi controlado às 10h04. Ainda segundo a corporação, ninguém ficou ferido.
+ Cariocas, preparem-se: nova onda de frio prevê mínima de 13 graus no Rio
Segundo relatos de pacientes e acompanhantes, na noite de terça (7) houve picos de luz no hospital. Pela manhã, uma explosão foi ouvida, e a energia caiu na mesma hora. Na sequência, enfermeiros foram de quarto em quarto para pedir a que todos fossem removidos. Alguns pacientes, com menor gravidade, chegaram a ser retirados da unidade para evitar que inalassem fumaça. A remoção foi feita até com cadeiras de escritório, para agilizar. Parte dos doentes precisou ser abrigada nas portarias de prédios vizinhos. A maioria já foi levada de volta ao São Lucas. Os demais, entre eles idosos e pessoas com comorbidades, aguardavam em áreas consideradas seguras do hospital o aval dos médicos para a transferência.
Eliana Garcia, de 65 anos, contou ao G1 que que a mãe, de 94 anos, estava internada no quinto andar — recuperando-se de um AVC — quando o fogo começou. “Levaram alguns pacientes para o restaurante”, disse. “Uma enfermeira me disse que minha mãe está bem.”
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Hospital São Lucas informou que, por volta das 9h10, a rouparia, que funciona em um prédio anexo, teve um princípio de incêndio que teria se iniciado em um gerador de energia. “Às 10h, o mesmo já havia sido controlado pelo Corpo de Bombeiros, e os pacientes que foram evacuados começaram a retornar para o interior do hospital. Não houve vítimas. As causas e os impactos na operação estão sendo investigadas e novas informações serão divulgadas”, disse, em nota.