Após incêndio na Linha Amarela, Bombeiros vão vistoriar túneis da cidade

Fumaça decorrente de chamas em caminhão deixou 110 pessoas feridas, duas em estado grave; Lamsa terá que regularizar exaustão no Túnel da Covanca

Por Da Redação
9 ago 2024, 14h35
incendio-caminhao-provoca-fechamento--tunel-covanca-linha-amarela
Incêndio: fumaça decorrente das chamas no caminhão de bebidas parou o trânsito e fez com que muitos motoristas abandonassem seus carros para sair do local. (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros vai vistoriar túneis e mergulhões da cidade do Rio, após o incêndio de um caminhão no Túnel Engenheiro Raimundo de Paula Soares, mais conhecido como Túnel da Covanca, na Linha Amarela, nesta quinta (8). A fumaça provocada pelo fogo fez com que 110 pessoas precisassem de atendimento médico – duas delas estão internadas em estado grave. Os bombeiros deram um prazo de 24 horas para que a Lamsa, concessionária que administra  via expressa, providencie a manutenção do sistema de ventilação e exaustão mecânica de gases nos túneis da via, incluindo o da Covanca. A empresa tem 60 dias para obter o Certificado de Aprovação junto à corporação. O não cumprimento das medidas poderá resultar na interdição das estruturas.

+ Incêndio no Pavão-Pavãozinho atinge três casas; combate às chamas continua

Segundo o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Leandro Monteiro, o objetivo da medida é conscientizar sobre a importância da cultura de prevenção e garantir a segurança da população. “É fundamental que os responsáveis legais sigam os requisitos prescritos nas Notas Técnicas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio, que incluem sinalização de segurança, iluminação de emergência, sistema de detecção e alarme de fumaça e gases, sistema de ventilação, sistema de proteção por extintores e hidrantes, entre outros”, disse.

O caminhão, de uma distribuidora de bebidas, pegou fogo na pista no sentido da Ilha do Fundão às 7h19. Pelas redes sociais, é possível ver fotos e vídeos mostrando pessoas correndo desorientadas entre carros parados, com baixa visibilidade em meio à densa fumaça dentro do túnel. O incêndio causou um grande nó no trânsito da cidade. Em meio ao engarrafamento, a imagem de uma coluna de fumaça saindo de dentro do túnel impressionava. Cerca de 30 carros foram abandonados na via por motoristas que tentavam fugir do local. Alguns pegaram carona com motociclistas em direção à saída. A Linha Amarela chegou a ficar totalmente fechada nos dois sentidos das 7h19 até as 8h24, quando a pista sentido Barra foi liberada. Só às 10h45, uma das faixas para o Fundão foi aberta. A normalização total do tráfego aconteceu por volta das 14h, quase sete horas depois do acidente.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Na madrugada desta sexta (9), a Lamsa fez uma vistoria para avaliar os possíveis danos causados pelo incêndio, assim como a manutenção do túnel para garantir uma operação normal ao longo do dia. Em nota, a Lamsa informa que recebeu a notificação dos Bombeiros e vai fornecer todas as “informações necessárias aos órgãos competentes”. A concessionária acrescentou que “atuou imediatamente no atendimento às vítimas e no combate ao incêndio do caminhão”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.