Clique e assine por apenas 4,90/mês

Dez peças coringas para criar sua fantasia e arrasar no Carnaval

Não precisa ter dotes de costureira nem gastar muito. Dez estilistas ensinam você a transformar suas roupas em lindos looks carnavalescos

Por Louise Peres - Atualizado em 5 jun 2017, 14h40 - Publicado em 31 jan 2012, 15h39

Amanhã tem bloco, a galera tá toda animada e você mais uma vez não faz ideia do que vai vestir. No Carnaval o problema é ainda maior, já que não dá pra fazer uma fantasia descolada brotar de dentro do seu armário da noite pro dia, certo? Erradíssimo! Dez estilistas provaram, a pedido de VEJA RIO, que aquelas peças para as quais você não dá a mínima podem, sim, render looks incríveis para curtir a folia. Com itens básicos do seu guarda-roupas, você vai virar princesa, bailarina, pirata e até espanhola! Inspire-se nas dicas, revire o armário e solte a imaginação. Você vai ver que tem roupas para curtir o samba até a quarta-feira de Cinzas!

Para garimpar acessórios, plumas, paetês e outros artigos, confira a lista de bazares e lojas para você comprar ou alugar seu traje carnavalesco

1 – CARMEM MIRANDA

Para desfilar a exuberância dos figurinos da “pequena notável” pelos blocos cariocas, a produtora de moda do Cantão, Marta Zollinger, sugere uma peça com a cara do verão. “Vestidos floridos são muito legais para compor uma fantasia de Carmem Miranda. É só complementar com um arco de frutas nos cabelos, muitas pulseiras e colares e a fantasia está pronta”, ensina ela. Para o make, aposte em um batonzão vermelho, bem vibrante.

Continua após a publicidade

2 – PIRATA

pirata.jpg
pirata.jpg

Chanel fez das listras um clássico. E cá estão elas para criar o visual de pirata estilizada criado por Juliana Bernardo, da equipe de estilo da Oh, Boy! “Combinar uma blusinha listrada com um shortinho curto detonado, branquinho, fica super legal. É bacana também amarrar um lenço no short ou na cabeça, para dar aquela cara de pirata”, dá a dica. O toque final, é claro, fica por conta do tapa olho.

3 – HAVAIANA

havaiana.jpg
havaiana.jpg

Vedete do verão, a saia longa rende mil e uma ideias quando o assunto é bolar uma fantasia em minutos. E não é que ela fica perfeita para quem quiser encarnar a dançarina de hula hula? “Pegue uma bem estampada, junte uma regata ou uma blusinha colorida e arranje umas flores no cabelo. É uma peça que tá em alta no verão, todo mundo tem, é confortável e ótima pra brincar carnaval”, ressalta Adriana Assunção, coordenadora de estilo da Enjoy. Fresquinha, prática e cheia de charme.

Continua após a publicidade

4 – MELINDROSA

melindrosa.jpg
melindrosa.jpg

Você diria que uma inofensiva blusa de babados sustentaria o mistério de uma melindrosa? “”Ela pode se transformar na base de uma linda dançarina dos anos 20 se acrescentarmos um broche com plumas, uma maquiagem purpurinada e um acessório nos cabelos”, diz Marta Marcedo, estilista e sócia da Martu. Se os babados não forem uma opção, regatas de paetê também fazem bonito na composição. É só colocar aquela fita nos cabelos, com uma pluma bem vistosa, uns coláres de pérolas e uma piteira para arrematar o look.

5 – ESPANHOLA

espanhola.jpg
espanhola.jpg

Marcela Calmon, estilista e sócia da Filhas de Gaia, confere um perfuminho hispânico à nossa seleção. “Uma boa blusa de babados, saia rodada vermelha, pulseira com moedas, rosa vermelha no cabelo e um leque. Virei uma espanhola”, brinca ela. Para complementar o look e fazer sua versão latina ainda mais poderosa, capriche no trio delineador, rímel e, mais uma vez, batom vermelho.

Continua após a publicidade

6 – BAILARINA

bailarina.jpg
bailarina.jpg

Também dá para encarnar um personagem leve, clássico e hipnotizante usando aquele velho maiô preto, desde os tempos da natação jogado no fundo da gaveta. “Carnaval é bom porque posso misturar o que já tenho no armário. “Pego o maiô, monto uma saia de filó e me transformo numa bailarina negra”, sugere Thatiana Amorim, diretora de estilo e sócia da Dress To. No melhor estilo Cisne Negro, capriche no olhão preto, bem marcado com sombra preta e finalizada com muito glitter e pigmentos prateados.

7 – JANE

jane.jpg
jane.jpg

Muito verde, pouca roupa, e a namorada de Tarzan aparece de sopetão nos bloquinhos cariocas. Alessa, estilista da grife que leva seu nome, é quem dá a dica. “Uma estampa de folhagem é perfeita para a fantasia de Jane. Com um top curtinho e um arranjo de folhas na cabeça, fica muito legal”, diz ela. Se quiser variar o penteado, faça uma trança e arremate com tirinhas de couro, bem rústicas.

Continua após a publicidade

8 – HIPPIE

hippie.jpg
hippie.jpg

E a peça campeã de adesões deste verão volta à lista para um look na melhor vibe paz e amor. “Saia longa é ótima fazer uma coisa hippie, cheia de pulseiras, uma fitinha de cetim da cabeça, um cintão de tressê marrom, uma havaiana bem simples, ou uma camisa tipo tie dye”, ensina Fabiana Meyer, produtora da Checklist. E aí, bora pular carnaval no climinha anos 60/70 e cabelões ao vento? O oclinhos redondo é a cereja do bolo. Se tiver um, pode adicionar à produção e ser feliz.

9 – BAIANA

baiana.jpg
baiana.jpg

Aquele vestido de renda charmoso vai servir para algo mais do que um churrasquinho de domingo ou um jantar em família. “De um ombro só ou mesmo com alças, dá pra fazer uma baianinha linda”, aposta Verônica Black, estilista da Mercatto. Pegue um pedaço do tecido – vale até improvisar com um caminho de mesa rendado – e amarre como um turbante, em volta da cabeça. Acessórios dourados e exagerados completam o visual.

Continua após a publicidade

10 – PRINCESA

princesa.jpg
princesa.jpg

“Um vestidinho de festa, mais arrumadinho, dá uma ótima fantasia de princesa se a gente encaixar nos cabelos aquelas coroas fofas, baratinhas, que a gente ganha em festas”, diz Roberta Ribeiro, da equipe da Maria Filó. O climinha romântico também aparece na maquiagem, bem delicada, com brilhos e blush rosa. Nos pés, nada de sapatinho de cristal: para pular carnaval a pedida é a velha e boa sapatilha.

Publicidade