Continua após publicidade

Homofobia: órgão registrou pelo menos uma denúncia por dia no Rio em 2022

Ao todo, foram recebidas 312 denúncias de injúrias homofóbicas no estado do Rio em 2022 e 93 entre janeiro e maio de 2023

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 Maio 2023, 19h58

O caso dos funcionários do restaurante no Museu do Amanhã, no Centro, que foram agredidos pela psicóloga Juliana de Almeida Cezar Machado, é mais um exemplo de atitudes preconceituosas que ocorrem diariamente no Rio. Segundo um levantamento da coordenação do programa estadual Rio sem LGBTIFobia, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o órgão registrou 312 denúncias de injúrias homofóbicas no estado em 2022 – em média, uma vítima a cada 28 horas. E, somente neste ano, de janeiro ao dia 15 de maio, foram 93 ocorrências.

+ Restaurante do Museu do Amanhã buscará justiça por ofensas homofóbicas

Os dados foram registrados por 19 centros de cidadania LGBTQI espalhados por todo o estado. As denúncias são recebidas 24 horas durante os sete dias da semana pelo telefone 0800 0234567, do Disque Cidadania e Direitos Humanos. Por meio do canal, a vítima recebe orientações úteis para denunciar o caso, como os endereços de delegacias e a necessidade de coletar nomes de pessoas que presenciaram a violência. Os casos são encaminhados para órgãos como a Delegacia Especializada de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), Ministério Público e Defensoria Pública.

Compartilhe essa matéria via:

Um vídeo registrado no último sábado (27) viralizou na internet ao mostrar uma psicóloga ofendendo e agredindo a chef Isabela Duarte, que aparece com marcas de sangue no braço, o auxiliar de cozinha Henrique Lixa e o garçom Luan Fernandes. Juliana de Almeida foi levada para a delegacia, onde o caso foi registrado como lesão corporal. Mas logo a Polícia Civil instaurou também um inquérito para apurar os crimes de injúria homofóbica e ameaça.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.