Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h16 - Publicado em 7 dez 2012, 20h31

Foliões no livro dos recordes

O desfile de 2013 (em 9 de fevereiro, um sábado, como de costume) será emblemático para o Cordão da Bola Preta. Está programada a vinda de inspetores do Guinness World Records, que muito provavelmente lhe conferirão a honraria de ser ?o maior bloco de Carnaval do mundo?. Essa corrida pelo gigantismo vem sendo disputada com o Galo da Madrugada, do Recife, e se acirrou em 2005 e 2006, quando o número de foliões do Bola deu um salto (confira o quadro ao lado). A camiseta oficial, fabricada pela Dimona, será vendida na Saara, no Centro, a partir da semana que vem, por 16 reais. A diretoria não aguentou esperar pelo certificado e nela já estampou menção a seu, digamos, título mundial.

O êxtase consciente

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg ()

Simpatizantes de Shiva, centenas deles, vão se reunir, no Clube Monte Líbano, na Lagoa, a partir das 19 horas deste domingo (9). Estarão participando de uma festa curiosa: a Yoga Rave. É a quarta edição brasileira do evento, que já passou por cidades como São Paulo e Salvador. Em setembro, chegou a reunir 20?000 pessoas em Buenos Aires. Aliás, é de lá que vêm os DJs Nicolás Pucci e Rodrigo Bustos, de música eletrônica. Eles prometem levar as pessoas a uma vibe chamada de ?êxtase consciente?. Cigarros e álcool não entram no salão. Entre as bebidas, as opções serão sucos de limão, tangerina ou laranja, além de água de coco. A festa é promovida pela Fundação Arte de Viver.

Continua após a publicidade

Memória da cidade

historias-cariocas-05.jpg
historias-cariocas-05.jpg ()

Sabe a expressão ?do Leme ao Pontal?, eternizada na voz de Tim Maia? A praia citada no título da música, um pedacinho de areia contíguo a Copacabana, é bem famosa. Mas muita gente se confunde com esse decantado Pontal. Para quem não o conhece direito, aí está ele bem de perto, em foto dos anos 30 que destacava uma parte quase virgem da Zona Oeste. Era a chamada Gleba Finch, onde anos mais tarde viria a tomar forma o bairro do Recreio. A imagem, tendo ao longe a Lagoa de Marapendi e a Praia da Reserva, faz parte do livro Barra da Tijuca: Natureza e Cidade (Estúdio Andrea Jakobsson), organizado pelo oceanógrafo David Zee, a ser lançado na segunda (10) na Saraiva do recém-inaugurado Shopping Village Mall ? muito chique e, como convém à ocasião, localizado na Barra.

Paris no Rio

historias-cariocas-03.jpg
historias-cariocas-03.jpg ()

O que é essa aranha colorida em cima dos contornos do mapa da cidade? Os mais viajados sacam logo: trata-se das linhas do sistema de metrô e trens de Paris, aqui em proporções reais. Em alguns dias, prefeito e governador vão receber pelo correio uma cópia da ilustração. O objetivo é chamar atenção para a enorme diferença entre o sistema viário de lá e o de cá. O remetente será o arquiteto Henock de Almeida, que morou na França por quatro anos e bolou essa sobreposição de imagens. Autor do Plano Diretor de Garagens Subterrâneas do Rio, ele teve a ideia dormindo, num sonho muito louco: pegava o metrô na Lagoa, onde mora, e seguia por baixo do Túnel Rebouças, saindo direto… no Arco do Triunfo! Viajou.Folhinha da pacificação

historias-cariocas-04.jpg
historias-cariocas-04.jpg ()

Acabam de sair da gráfica 1?000 exemplares do calendário do Instituto Pereira Passos (IPP) ? à venda por 15 reais na livraria da sede, em Laranjeiras, ele também é distribuído a órgãos e parceiros da administração pública. O conceito da edição 2013 fala de ?novos ângulos do Rio?. Há quem chame de ?paisagens libertadas?. Explica-se: cada mês traz uma foto tirada de favelas recentemente pacificadas. Em abril (foto 1), eis o Centro visto do Morro da Providência; julho (2) é ilustrado pela visão que se tem do alto do Alemão; e, em dezembro (3), confira como fica a Zona Sul por uma câmera na Rocinha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.