Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins Atualizado em 2 jun 2017, 13h13 - Publicado em 14 fev 2014, 17h06

SIGA ESTAS PISTAS

Começa na quarta (19) o Rio Music Conference (RMC), o maior evento de música eletrônica do continente, que inclui palestras no Hotel Pestana, em Copacabana, e apresentações de DJs na Marina da Glória. Todos os que se inscreverem nos debates ? 48 reais até este domingo (16) e 80 reais a partir de segunda (17) ? estarão automaticamente fazendo parte da primeira edição do Club Week, que conta com a parceria de 25 casas noturnas, de variados estilos (abaixo, o nome e, no mapa, a localização de cada uma delas). Por duas semanas haverá gratuidade e descontos para quem aparecer na bilheteria portando a pulseirinha do RMC.

LUXO PARA BONI E OUTROS 399

historias-cariocas-03.jpg
historias-cariocas-03.jpg

Pela primeira vez, um dos mais antigos, luxuosos e geralmente coloridos camarotes da Sapucaí terá um pórtico em preto e branco. É para lembrar a televisão dos velhos tempos, dentro da homenagem que o Grupo Rio, Samba e Carnaval, do empresário Mauricio Mattos, faz a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, enredo da Beija-Flor. O espaço, apelidado de Estúdio B, é de 1?000 metros quadrados e terá 400 convidados. Quem passa no viaduto ao lado do Sambódromo já consegue ver a obra. Acima, um esboço de como ficará.

Jeitinho adquirido

Você provavelmente sabe quem são estas quatro figuras, que, após tanto tempo de Rio, se encontram absolutamente identificadas com o jeito de ser do carioca. Mas nenhum é daqui. Pela ordem: mago da Globo, Hans Donner nasceu na Alemanha; o jogador Pet, na Sérvia; veio do Maranhão a cantora Alcione, e do Ceará, Francisco Gomes, o Chico, do bar Chico & Alaíde. Eles estão no documentário Cariocas: os Caras e as Caras, que o canal GNT exibe no dia 28, sobre como os “estrangeiros” veem a cidade.

Continua após a publicidade
historias-cariocas-04.jpg
historias-cariocas-04.jpg

Versos e visões do Rio

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg

Um salto acrobático nas águas da Zona Sul foi parar na capa de A Cidade por Bandeira, refinada obra da Editora Batel, que até o fim do mês chegará às livrarias. Trata-se de uma compilação de fotos do Rio, tiradas pelo francês Benoit Fournier, 33 anos, entremeadas por trechos de poemas de Manuel Bandeira (1886/1968). Praias, feiras livres, gente de bicicleta, as igrejas, o trânsito infernal, tudo isso está presente nas 188 páginas (não numeradas) do livro, que tem projeto gráfico ousado. O designer Gueko Hiller usou muitos espaços em branco, nos intervalos dos textos, a fim de deixar pausas para o leitor absorver o clima do que está escrito.

PROTESTO NO MAR

historias-cariocas-05.jpg
historias-cariocas-05.jpg

Barcos com velas de luto ou, no caso dos motorizados, com faixas de protesto ao vento. Assim será a Revoada do Saneamento, neste domingo (16), manifestação marítima para cobrar o cumprimento de compromissos olímpicos do governo do estado, como a intenção de sanear pelo menos 80% da Baía de Guanabara até 2016. O ato vai começar com uma concentração na Enseada de Botafogo, ao meio-dia. A largada terá direito a buzinaço, e de lá eles seguem, sempre margeando a orla, ao longo da Praia do Flamengo. A organização informa que todas as embarcações aptas à navegação no local podem, e devem, aderir à causa.

Continua após a publicidade
Publicidade