Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h18 - Publicado em 22 nov 2013, 20h00
historias-cariocas-01.jpg
historias-cariocas-01.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

HOTEL DE OCASIÃO

Este é o deque de uma baita mansão no Joá. De sua piscina com vista infinita descortina-se boa parte do mar carioca. A casa, com fachada toda de vidro, está alugada desde quinta-feira passada (21) e assim ficará por meio mês. O inquilino? Uma fabricante sueca de bebidas, que transformou o lugar num hotel e receberá até 8 de dezembro (quando a estrutura de serviços será desmontada) felizardos escolhidos a dedo, entre designers, chefs de cozinha e empresários. Três dos quatro andares estão ocupados ? as suítes chegam a ter 100 metros quadrados ? e no jardim tremula a bandeira com o nome oficial do empreendimento: Vista Hotel by Absolut Elyx. Entre os mimos oferecidos, mordomo 24 horas e uma campainha no quarto só para pedir drinques, prontos em no máximo quatro minutos.

RIO, JUNHO/13

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg ()

Num domingo de junho, o fotógrafo Bruno Veiga passeava com a filha pelo Centro. O plano era visitar museus, mas o passeio empacou. Talvez por deformação profissional, o dedo de Bruno começou a coçar quando viu que tapumes de madeira postos em prédios de bancos e instituições públicas ? vivia-se o auge das manifestações de rua ? podiam virar obra de arte, pela simetria, pelas cores e pelo significado. Estava com a máquina na bolsa e produziu o ensaio Paisagem Blindada, a partir de quinta (28) em exposição na Galeria da Gávea. Mais informações na coluna Exposições.

Amadores profissionais

historias-cariocas-04.jpg
historias-cariocas-04.jpg ()
Continua após a publicidade

Projeto universitário ? no caso, da Uni-Rio, na Urca ?, mas de realização praticamente profissional, entra no quarto ano a série Teatro Musicado, do professor Rubens Lima Júnior. A peça será The Book of Mormon, dos mesmos autores de South Park, e estreia na segunda (25). Parceria com a Fundação Cesgranrio, tem cenário e figurino de gente grande e, como sempre, cartaz caprichado (veja o atual e os das montagens anteriores). O texto, em versão de Alexandre Amorim, o principal tradutor, no Brasil, das obras do grupo inglês Monty Python, é um besteirol sobre religião, apresentado como “o musical favorito de Deus”.

CELÍACOS UNIDOS

historias-cariocas-05.jpg
historias-cariocas-05.jpg ()

Trigo ao vento, que bonito. Trata-se, porém, do inimigo número 1 das pessoas com doença celíaca, intolerantes ao glúten de pães e massas. Elas estão convocadas pela Associação dos Celíacos do Brasil para palestras na Uezo (em Campo Grande, no dia 6) e no câmpus Tijuca da Veiga de Almeida (dia 7). Chance rara de reunir gente de outras partes da cidade ? as passeatas da Acelbra costumam se dar em lugares como Aterro e Copacabana, na Zona Sul.

Continua após a publicidade

Está na cara

historias-cariocas-03.jpg
historias-cariocas-03.jpg ()

Começa na quarta (27), em vários centros culturais do Rio (livraria Leonardo Da Vinci, MNBA, Solar de Botafogo), a primeira edição da Bienal Internacional da Caricatura, organizada pelo pesquisador Luciano Magno. Haverá mostras e debates sobre grandes nomes do traço, como o francês Auguste Sisson, que aqui morou no século XIX. Também fazem parte do evento ? que seguirá até março em outros estados ? artistas contemporâneos como Biratan Porto (autor do desenho ao lado, da escritora existencialista Clarice Lispector), que em suas obras geralmente usa, meio camufladas,

as iniciais do nome do personagem retratado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.