Guerra entre tráfico e milícia dobra número de mortes na Zona Oeste

Segundo levantamento anual do Instituto Fogo Cruzado, número de tiroteios na região subiu em 53% de 2022 para o ano passado

Por Da Redação
29 jan 2024, 16h45
onibus-incendiado-milicianos-zona-oeste
Ônibus incendiado: Zona Oeste sofre com disputas de milicianos e guerra dos grupos paramilitares com o tráfico. (Globonews/Reprodução)
Continua após publicidade

A escalada de violência na Zona Oeste, que vive uma guerra entre milicianos e traficantes, fez o número de tiroteios subir em 53% no ano passado, em comparação com 2022. O aumento nos confrontos armados fez mais que dobrar a quantidade de mortos na região, que concentra 41 bairros, no mesmo período (104%). É o que aponta o levantamento anual do Instituto Fogo Cruzado divulgado nesta segunda (29).

+ Vacina contra a dengue: público-alvo começa a ser imunizado em fevereiro

Ao todo, a cidade do Rio teve 2.953 tiroteios em 2023, deixando mais de 960 mortos e 884 feridos. Os números indicam uma queda de 18% nos confrontos, de 3% nas mortes e de 13% nos feridos em comparação com 2022. Do total de confrontos mapeados no ano passado, 34% aconteceram durante ações policiais —um ponto percentual a menos do que em 2022. Em média, são quase três tiroteios por dia durante operações na Região Metropolitana do Rio. Esses tiroteios atingiram 977 pessoas ao longo do ano.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O estudo também mostra que, na maior parte dos casos, a vítima era jovem. E que ao menos 25 crianças foram baleadas na cidade, número que se iguala ao de 2018 — ano da intervenção federal. Naquele ano, no entanto, quatro crianças acabaram mortas. Em 2023, esse número chegou a 10.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.