Continua após publicidade

Governo do Rio vai reforçar ações da Lei Seca durante o carnaval

Todo o efetivo da operação , formado por 250 agentes, estará nas ruas para reforçar a fiscalização e conscientização da população sobre o perigo da mistura entre álcool e direção

Por Agência Brasil
Atualizado em 5 dez 2016, 11h30 - Publicado em 5 fev 2016, 17h17

A partir de hoje (5), data da abertura oficial do carnaval no Rio de Janeiro, até terça-feira (9), todo o efetivo da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, formado por 250 agentes, estará nas ruas para reforçar as ações de fiscalização e conscientização da população sobre o perigo da mistura entre álcool e direção.

As ações estão confirmadas para a capital fluminense, região metropolitana e interior do estado, totalizando 79 ações, de acordo com o secretário de Governo, Paulo Melo. As equipes trabalharão também no Sambódromo e em locais de maior concentração de pessoas, entre os quais a Banda de Ipanema e o Bloco Simpatia é Quase Amor, que desfilam amanhã (6) e domingo (7), respectivamente, pelas ruas de Ipanema, zona sul carioca, ou o Sargento Pimenta e a Orquestra Voadora, que saem no Aterro do Flamengo na segunda (8) e terça-feira (9).

+ Carnaval do Rio terá quase 15,5 mil PMs nas ruas por dia

+ Bombeiros do Rio vão atuar com 300 homens na Sapucaí

Continua após a publicidade

Paulo Melo informou que, além das blitzen de fiscalização, serão intensificadas ações educativas nos maiores blocos e no Sambódromo, com distribuição de ventarolas e adesivos. “A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança.”

O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, acrescentou que os agentes ficarão mais horas nas ruas, acompanhando a mudança observada no carnaval nos últimos anos. A Operação Lei Seca foi lançada em março de 2009 e tem caráter permanente.

No carnaval do ano passado, foram abordados 5,6 mil motoristas, dos quais 441 (7,9%) mostraram sinais de embriaguez. Em 2014, foi registrado elevado teor de álcool em 9,3% dos quase 5,9 mil motoristas abordados, ou seja, em 545 condutores.

Continua após a publicidade

Segurança Presente

As operações Segurança Presente também serão reforçadas no carnaval da Lapa, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e Méier. Os mais de 400 agentes atuarão sem folgas durante todo o carnaval, de modo a garantir mais tranquilidade para a população curtir a folia com alegria, disse Paulo Melo.

No Méier, Lagoa e Aterro do Flamengo, as operações são feitas em parceria com o Sistema Fecomércio RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro). Para denúncias e sugestões, estão à disposição os serviços Disque Aterro Presente (9 8496-0114), Disque Lagoa Presente (9 6500-5811), Disque Méier Presente (9 6507-1200) e Disque Lapa Presente (9 7954-2424). Todas as abordagens são filmadas e as equipes monitoradas por GPS.

Continua após a publicidade

A operação reúne vários órgãos dos governos estadual e municipal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.