Tem gato na mansão: flagra foi em condomínio de luxo do Recreio

Segundo Light, furto equivalia a 1.300kWh por mês, o que corresponde a gasto mensal de 1.350 reais; ligação irregular foi desfeita, mas ninguém foi preso

Por Da Redação
Atualizado em 26 ago 2022, 13h23 - Publicado em 26 ago 2022, 13h22
Light encontrou um "gato" de energia em uma mansão no condomínio Maramar, no Recreio dos Bandeirantes
Gato: Light encontra ligação clandestina de energia em mansão no condomínio Maramar, no Recreio. (Light/Divulgação)
Continua após publicidade

A Light encontrou um “gato” de energia em uma mansão no condomínio Maramar, no Recreio dos Bandeirantes, na última quarta (24). Com a ligação ilegal, não era possível registrar o consumo total de energia do imóvel. De acordo com a concessionária, o furto era equivalente a 1.300kWh por mês, o que corresponde a um gasto mensal de cerca de 1.350 reais. A ligação irregular – confirmada por perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) – foi desfeita, mas ninguém foi preso. A operação contou com policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).

+ O novo Piscinão de Ramos vem aí: como ficará o local após revitalização

Não é o primeiro caso de furto de energia no condomínio de alto padrão, que fica na Estrada Vereador Alceu de Carvalho. Em julho, um outro “gato” num casarão vizinho. Por ano, furto de energia em áreas nobres do Rio causa prejuízo de 18 milhões de reais à Light. De acordo com a concessionária, no total, os furtos de energia custam 600 milhões de reais por ano. O que se perde com os gatos nos 31 municípios atendidos pela Light daria para abastecer uma cidade como Nova Iguaçu, com 820 mil habitantes, por quatro anos. Nas contas da concessionária, 50% das ligações clandestinas são em comunidades, 47% nos seis municípios da Baixada Fluminense atendidos pela concessionária (Belford Roxo, Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu) e nas regiões Norte e Oeste do Rio, e apenas 3% em áreas consideradas nobres da cidade, como Barra e bairros da Zona Sul.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O gato é descoberto pela equação que envolve o consumo geral da região, o que é pago desse consumo e o que sobra desse total. A Light monitora, por meio do Centro de Controle e Medição, o consumo dos clientes e realiza análises para identificar possíveis irregularidades e comportamentos fora de padrão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.