Continua após publicidade

Carioca de Madureira

O gari Renato Sorriso virou símbolo da cidade e, com simpatia e descontração, quer inspirar cariocas e turistas a deixar o Rio ainda mais maravilhoso

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 14h02 - Publicado em 11 nov 2013, 16h35

Ele já participou de novela, fez comercial de TV, viajou pelo mundo com um espetáculo de dança, participou do encerramento das Olimpíadas de Londres, dá palestras motivacionais e acaba de terminar a faculdade de turismo. Mas, as duas palavras que Renato Feliciano Lourenço prefere usar para se descrever são ?carioca? e ?gari?. “O amor que eu tenho pela minha cidade e pelo meu trabalho é o que me move”.

Mais famoso por seu apelido, Sorriso já virou patrimônio do Rio. Funcionário da Comlurb – Companhia de Limpeza Urbana – há quase 15 anos, caiu no gosto da galera no encerramento do Carnaval de 97 quando, em vez de varrer a famosa Avenida Sapucaí, usou sua vassoura como estandarte e sambou como se não houvesse amanhã. Quase levou bronca, mas os aplausos da plateia o salvaram do chefe…

Aos 49 anos, casado e pai de três filhos, o madureirense de paixão conta que sua missão na vida é mostrar ao mundo porque sua cidade é tão maravilhosa. “Eu faço a corte para os turistas, estrangeiros ou não. Quero que eles vivam uma experiência inesquecível por aqui e tenham contato com a essência do Rio e de seu povo. Somos respeitadores, alegres, convivemos com as diferenças e estamos sempre de braços abertos para a vida”, diz.

Em busca de inspirar outros cariocas a fazerem o mesmo, Renato dá palestras sobre cuidados com o lixo nas ruas, o segredo de sua alegria e o sucesso na profissão. “O que eu quero é ?dar uma moral? para o Rio, deixar a cidade ainda mais rica e melhor para todos morarem. Sem o Rio, não existe o gari Sorriso. A responsabilidade de cuidar da cidade é minha, é de todo mundo!”, diz para quem quiser ouvir.

Apesar da “fama”, Sorriso cumpre religiosamente sua rotina de trabalho na Praça Xavier de Brito, a Praça dos Cavalinhos e ruas do entorno, na Tijuca. De segunda a sábado, das 6h até às 13h, ele mantém a cidade limpa e não perde uma chance de cumprimentar os moradores, alguns que já conhece até pelo nome.

Continua após a publicidade

Renato Sorriso no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres

 

 

Renato Sorriso no Desfile das Campeãs 2010

Continua após a publicidade

 

 

Campanha Rio eu amo eu cuido com Renato Sorriso

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.