Continua após publicidade

Galeria de Arte Urbana reúne 30 murais a céu aberto em Jacarepaguá

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Heloiza Gomes
Atualizado em 2 jun 2017, 12h21 - Publicado em 20 nov 2015, 00h00

Artes nos muros

Os admiradores do grafite ganharam um espaço privilegiado para apreciar essa forma de arte. Trata-se da Galeria de Arte Urbana (GAU), do Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá. Ali estão reunidos trinta murais a céu aberto, de estilos diferentes, pintados em cerca de 4 000 metros de muro e assinados por artistas amadores e profissionais, nacionais e internacionais. Entre os grafiteiros presentes, estão a paulista Siss, famosa por ter feito a capa da edição especial do single Superstar da Madonna, e o carioca Marcelo Eco, que tem como marca o personagem de queixo pontudo presente em várias ruas da cidade (foto). “Há alguns anos, o grafite era rechaçado. Hoje, percebo que ajudamos a formar novos espaços de expressão e uma nova plateia para as artes plásticas”, avalia o artista Airá Ocrespo, curador da galeria. As visitas, mediadas por monitores ou por audioguias, precisam ser agendadas por e-mail (espacoculturalescolasesc@gmail.com).

Test drive sustentável

Já andou de bike elétrica? Se estiver a fim de experimentar a sensação é só se cadastrar na página da Lev no Facebook (www.facebook.com/golev.com.br) e retirar uma e-bike emprestada nas lojas da marca, em Botafogo ou na Barra da Tijuca. O test drive é gratuito e pode ser feito de segunda a quinta, com duração de 24 horas. E o melhor: a ação é por tempo ilimitado — embora o número de bicicletas para empréstimo dependa da disponibilidade do estabelecimento em questão. “A ideia é fazer com que as pessoas conheçam uma opção mais econômica, moderna, sustentável e ágil para percorrer pequenas distâncias”, explica Bruno Affonso, proprietário da marca.

E-bike Lev
E-bike Lev ()
Continua após a publicidade

Boêmios plugados

Uma novidade tem chamado atenção no Braseiro da Gávea (foto acima): os painéis carregadores de celular portáteis instalados nas mesas. Desenvolvida pela Skymidia, a engenhoca carrega até quatro aparelhos e ainda tem uma porta USB para quem quer conectar o próprio cabo. O restaurante, o primeiro da Zona Sul a ofertar o serviço, possui oito painéis, confeccionados sob medida, mas o sucesso é tamanho que já há fila para usá-los. “Eles evitam que o cliente deixe o celular na tomada do balcão. Já tivemos problema com pessoas que pegaram aparelhos trocados”, diz Marcos Pereira Aguiar, proprietário do Braseiro. Até fevereiro, 100 estabelecimentos oferecerão essa comodidade.

Braseiro da Gávea
Braseiro da Gávea ()

5600 pessoas…

Continua após a publicidade

…de outras cidades, distribuídas em 500 caravanas, vieram ao Rio de Janeiro para ter um dia de tratamento em uma das 24 unidades do salão Beleza Natural no estado (são 44 ao todo no Brasil). O número se refere ao período de janeiro a outubro deste ano e confirma o sucesso do salão especializado em cabelos cacheados, criado há 22 anos por Heloísa Assis, conhecida como Zica, Jair Conde, Rogério Assis e Leila Velez. Essa e outras curiosidades estão no livro Beleza Natural — A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras (Sextante), de Liana Melo, que será lançado na terça (24), na Travessa do Leblon, às 19 horas.

A voz do morro

Em 10 de dezembro, as comunidades cariocas ganham um veículo de comunicação voltado exclusivamente para temas e serviços de interesse dos seus moradores. Trata-se da revista Rio, criada pelo fotógrafo Daniel Delmiro. A publicação, com 24 páginas e periodicidade mensal, trará reportagens de assuntos como gastronomia, música e beleza. “Sou nascido e criado no Vidigal, e acho que a comunidade sempre esteve afastada da sociedade. Agora, surgiu a oportunidade de mostrarmos o que temos de melhor”, explica Delmiro. A capa da edição de estreia traz a atriz Cleo Pires, que comprou uma casa no morro para abrigar o projeto Oi Cine Vila Vidigal. Rio será distribuída gratuitamente na Rocinha, na Chácara do Céu, na Favelinha, no Parque da Cidade e, claro, no Vidigal.

Revista Rio
Revista Rio ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.