G20 no Rio fecha cinco estações de metrô e traz mais mudanças na orla
Medidas de segurança e deslocamento dos chefes de estado levaram a alterações como o fechamento das pistas da Avenida Atlântica até as 18h de terça (19)
O forte esquema de segurança para a Cúpula do G20, que reúne no Museu de Arte Moderna (MAM) nesta segunda (18) e na terça (19) delegações de 40 países e 15 órgãos internacionais, sofreu alterações. Atendendo às determinações das autoridades, cinco estações de metrô permanecerão fechadas nestes dois dias, das 8h às 19h. São elas: Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete. As demais estações seguem funcionando normalmente. Além disso, a Avenida Atlântica está totalmente interditada desde as 6h de domingo (17) até as 18h de terça (19). Somente delegações e veículos de escolta poderão passar. Segundo a prefeitura do Rio, o bloqueio se deu por solicitação das Forças de Segurança.
+ Como funciona GLO que institui reforço de militares para segurança do G20
Algumas linhas do VLT também sofreram alterações. A linha 1, que faz o percurso do Terminal Gentileza ao aeroporto Santos Dumont, operará apenas até a estação Parada dos Museus. Já a linha 3 vai circular da Central até Santa Rita. As linhas 2 e 4 continuarão funcionando normalmente. O trânsito no Aterro do Flamengo também está totalmente bloqueado até terça (19) para o deslocamento das comitivas. E as áreas de lazer da orla foram suspensas nesses dias, mesmo sendo feriado, para escoar o trânsito. Os pedestres, após revista, podem passar pelas passagens por baixo das pistas rumo à Praia do Flamengo. Já as passarelas estão fechadas. Bicicletas estão proibidas de passar. Também por medida de segurança, as operações aéreas do Aeroporto Santos Dumont serão interrompidas até o fim de terça (19). Segundo o governo federal, as operações comerciais programadas para o aeroporto central do Rio serão redirecionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele terminal.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Avenida Atlântica ficará fechada para a circulação de veículos até as 18h de terça (19), no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e Avenida Princesa Isabel. Até lá, também não haverá área de lazer na orla. Grades foram instaladas ao longo de toda a via para garantir a segurança e orientar o fluxo de pedestres, que poderão acessar a praia. Mas a prefeitura orientou que as travessias sejam realizadas nas faixas de pedestres e seguindo as orientações dos agentes que estarão atuando na região. Os moradores da Avenida Atlântica poderão acessar suas garagens após apresentarem comprovante de residência nos bloqueios. O estacionamento nas baias da Avenida Atlântica está proibido. O acesso será autorizado apenas para chegada e saída aos imóveis, não havendo permissão para estacionar na via.
+ Santos Dumont vai transferir 60 000 passageiros para o Galeão durante G20
+ Feriado do G20 será o maior da história do Rio? Saiba para quem não vale
+ Legado verde: obra de renovação para G20 no MAM revela jardim desaparecido
+ G20: como será o plano operacional da prefeitura para a reunião da cúpula
+ G20: em reunião no Rio, governo federal apresenta aliança contra a fome