Furtos e roubos a pedestres caem 20% no Carnaval em relação a 2023
Houve crescimento também do número de prisões em flagrante e apreensões de menores infratores, segundo Governo do Rio
O Carnaval no Rio registrou uma queda de 20% dos furtos e roubos a pedestres nas ruas, em comparação com o mesmo período no ano passado. O dado faz parte de um balanço feito pelo Governo do estado, divulgado na manhã desta quinta (15), que traz dados positivos de segurança pública no período de folia.
+ Troca-troca no Carnaval: quem sai e quem fica nas escolas de samba do Rio
Segundo o governo, o número de prisões em flagrante também aumentou em 34% durante o Carnaval. Chama atenção ainda o aumento de apreensões de menores infratores, de 32%. “Aumentou o número de menores infratores. Infelizmente, é uma realidade, porque o tráfico manda eles fazerem isso. Mas, estamos combatendo e não deixando eles ficarem a vontade”, disse Castro, em coletiva de imprensa.
Ao todo, foram realizadas 423 prisões e 75 apreensões de adolescentes – sendo vinte prisões realizadas com apoio do sistema de reconhecimento facial.
Agentes de segurança apreenderam mais de 70 armas, incluindo sete fuzis, e 32 sumilacros de arma de fogo. Durante as revistas nos acessos aos megablocos, foram apreendidos 270 objetos perfurocortantes. Segundo o estado, esse número é 42% maior em relação a 2023.
Quanto a segurança das mulheres, houve um aumento de 5% nos pedidos de medidas protetivas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo a Polícia Civil, as operações no Carnaval resultaram em 717 prisões. Foram presas 630 pessoas em flagrante e 87 por cumprimento de mandado de prisão. Outras 600 investigações também foram iniciadas neste período.