Continua após publicidade

Frente fria no Rio inspira piadas nas redes sociais

Massa polar vinda da Argentina derruba abruptamente a temperatura e faz a festa dos internautas com memes que comparam a cidade a lugares gélidos

Por Daniel Hessel Teich
Atualizado em 22 jul 2017, 00h00 - Publicado em 22 jul 2017, 00h00
Estágio de Atenção: ele é o terceiro em uma escala de cinco e significa que ocorrências impactam na rotina da população (Alexandre Brum/Agência O Dia)
Continua após publicidade

Uma brincadeira que só poderia ocorrer num mundo conectado pela internet divertiu os cariocas na semana passada. Na quarta-feira (19), uma enxurrada de memes invadiu o Instagram, o Twitter e o Facebook comparando as temperaturas do Rio com as registradas no mesmo momento em pontos do planeta famosos por seu clima gélido e inclemente. Naquele dia, cravaram-se as mais baixas temperaturas do ano registradas na cidade, com mínima de 12,3 graus, no Alto da Boa Vista, e máxima de 18,8 graus, em Santa Cruz, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Para quem caçava assunto para a conversa de botequim, era só acionar um aplicativo de meteorologia do smartphone para constatar que, às 3 da tarde, por exemplo, fazia mais frio à beira da Baía de Guanabara (18 graus) do que na cidade de Ecaterimburgo (19 graus), em plena Sibéria — tudo bem que lá é verão e provavelmente os habitantes estavam comemorando um dos dias mais quentes do ano.

O clima de geladeira do Rio foi provocado por uma massa polar vinda da Argentina que derrubou temperaturas no Sul e Sudeste brasileiros. O colosso de ar gelado chegou na noite de terça (18) provocando nevoeiro, chuva fina e ventos de até 80 quilômetros por hora. O centro de operações da prefeitura emitiu alertas para ondas de até 3 metros de altura e recomendou que a população ficasse afastada da rebentação e não circulasse pelas ciclovias caso estas fossem alcançadas pelo mar. Mesmo tendo surpreendido os cariocas e os turistas, o golpe polar recordista de 2017 ainda está distante da marca cravada em 2016, de 8,6 graus, registrada no Alto da Boa Vista em 13 de junho, e do recorde histórico, em 19 de julho de 1926, de 5,6 graus. Te cuida, Sibéria.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.