Alimentos com baratas, larvas e insetos são apreendidos em mercados

Fiscais identificaram 290,42kg de alimentos impróprios para consumo em seis estabelecimentos de Nova Iguaçu e nos bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, no Rio

Por Da Redação
Atualizado em 26 mar 2025, 13h51 - Publicado em 26 mar 2025, 13h47
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Larvas no leite: Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon identificaram 290,42 kg de alimentos impróprios para consumo em seis mercados do estado (Procon-RJ/Divulgação)
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A Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon identificaram 290,42kg de alimentos impróprios para consumo em seis mercados de Nova Iguaçu e nos bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, na Zona Oeste, do Rio. As ações ocorreram durante fiscalizações realizadas nesta segunda (24) e terça (25). Durante a operação foram encontrados alimentos expostos para venda com baratas, leite com insetos e larvas, além de vencidos ou sem a etiqueta de data de manipulação e validade, como carnes, temperos prontos, produtos de padaria, entre outros. Os alimentos apreendidos foram descartados.

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A fiscalização também resultou na autuação dos estabelecimentos da Zona Oeste e na interdição da câmara com ferrugem e da área de preparo da padaria de um dos mercados da Baixada Fluminense. O responsável foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Os fiscais identificaram ainda problemas estruturais como falta de tela de proteção nas janelas contra vetores, pisos irregulares e alguns quebrados, paletes de madeira dentro das geladeiras, ralo não sifonado, fiação exposta e lixeiras sem pedal.

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De acordo com o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, os mercados têm 15 dias para apresentar suas defesas, e a autarquia seguirá intensificando as fiscalizações para garantir os direitos dos consumidores. “Fiscalizações como essa são constantes e têm o objetivo de orientar fornecedores e proteger os consumidores. É inadmissível encontramos essas irregularidades, pois algumas, colocam em risco a saúde pública”, afirmou o secretário. Caso o consumidor queira registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia, poderá entrar em contato com os canais de atendimento do Fala Consumidor, da Sedcon, e do Procon-RJ.

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