Clique e assine por apenas 4,90/mês

Fiocruz lança glossário sobre violência contra mulher

Dicionário Feminino da Infâmia apresenta, por meio de 187 verbetes, um panorama sobre a violência de gênero

Por Agência Estado - Atualizado em 5 dez 2016, 11h41 - Publicado em 10 nov 2015, 14h25

Foi lançado nesta segunda (9), no Rio de Janeiro o Dicionário Feminino da Infâmia, obra que apresenta, por meio de 187 verbetes, um panorama sobre a violência contra a mulher. Nas 422 páginas figuram tópicos como aborto, estupro, impunidade, machismo, mito do amor romântico, mutilação genital feminina e repressão sexual. Os verbetes foram escritos por médicos, enfermeiros, juristas, psicólogos, sociólogos e profissionais de áreas variadas.

Publicado pela Editora FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), o livro é resultado de uma pesquisa de cinco anos e foi organizado por Elizabeth Fleury-Teixeira, coordenadora do Comitê Nacional Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, e pela médica e professora Stela Meneghel.

Cinco mil exemplares custeados pelo Ministério da Saúde serão distribuídos a profissionais de saúde que atendem mulheres vítimas de violência. A seleção dos verbetes foi concluída em julho de 2013, quando começou um processo de análise por profissionais das áreas envolvidas, que se estendeu por dois anos. 

Publicidade