Festival simulará passeio às profundezas do oceano
O Green Nation ainda reunirá oficinas, palestras, mostra de cinema e uma jornada virtual pelas águas do Rio Guandu
Já pensou em descer até as profundezas do oceano dentro de um submarino? Esse será um dos destaques do Festival Green Nation, que simulará uma viagem em meio à fauna e à flora marinhas, infelizmente afetadas pelo lixo despejado nos mares e pela pesca predatória. “As pessoas precisam pensar, viver e sentir a sustentabilidade da forma mais real possível”, acredita Marcos Didonet, diretor do Movimento Green Nation. De 23 a 27 de novembro no Museu do Amanhã e na Praça Mauá, a programação ainda reunirá oficinas, palestras, mostra de cinema e uma jornada virtual pelas águas do Rio Guandu. O acesso é gratuito, mas a inscrição deve ser feita previamente no site https://www.greennation.com.br.
Desenhos do mestre
Os famosos traços de Oscar Niemeyer (1907-2012) agora estão reproduzidos também em camisetas. Graças a uma parceria do escritório que leva o nome do arquiteto com uma grife carioca, serão lançadas 62 peças que mostram não só as obras construídas, como croquis e serigrafias. Do Rio e arredores, foram escolhidas a Passarela do Samba, a Casa das Canoas, onde o homenageado morou, em São Conrado, e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Esse último, aliás, inspirou três estampas.
6 000 metros quadrados…
…é o tamanho do novo parque que será inaugurado em Santo Cristo, em dezembro. Com plantas nativas da Mata Atlântica, o local terá espaço para apresentações artísticas. Seu nome ainda não foi definido e caberá aos cariocas decidir. Qualquer um pode votar, basta acessar https://www.portomaravilha.com.br. O prazo para o envio da sugestão termina na quinta (10) e o vencedor será anunciado em dezembro.
De volta aos palcos
A programação da 25ª edição do Festival Panorama, evento de dança e performance, terá um capítulo dedicado ao Rio. Na mostra Cariocas 25 Anos Depois serão reapresentados três espetáculos que já passaram pelos teatros cariocas, só que estrelados ou dirigidos por nomes em destaque na cena atual. Quem abre os trabalhos é a bailarina Giselda Fernandes, que estará no Cacilda Becker, na quarta (9), com Sobre Cisnes.