Rio registra fenômeno raro de arco-irís duplo após chuva torrencial
Tempestade nesta terça (3) deixou a cidade em estágio de atenção. Chuvas deverão continuar a cair no município até domingo (8)
Uma chuva forte acompanhada de ventos e raios deixou um cenário caótico em pontos do Centro e na Zona Norte no Rio na tarde desta terça (3). Às 17h30, a cidade passou de um estágio de mobilização para de atenção – terceiro nível numa escala de cinco que significa que uma ou mais ocorrências estão impactando o município – e voltou à normalidade somente às 23h. No fim da tarde, a aparição do sol após a tempestade permitiu que os cariocas pudessem apreciar também um belo fenômeno e mais raro de ocorrer: um arco-íris duplo.
+ Cristo foi um dos 10 pontos turísticos mais procurados no Google em 2022
Para se formar no céu, o arco-íris depende de chuva seguida de um tempo ensolarado, para que a luz do sol seja refratada nas gotas de água, deixando visíveis as tradicionais sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). É necessário também que a chuva e o sol ocorram em lados opostos – chuva no lado leste e sol à oeste, por exemplo, quando o fenômeno ocorre ao pôr do sol. O raro arco-íris duplo é formado pelo mesmo processo, mas com uma diferença no tamanho das gotas: elas precisam ser maiores, decorrentes de chuvas mais fortes, como a que ocorreu na terça (3).
Os cariocas poderão ainda ver mais arco-íris durante o verão, estação com mudanças de tempo repentinas mais frequentes. As chuvas também continuam ao longo desta semana, de acordo com o sistema Alerta Rio. Nesta quarta (4), o tempo fica instável devido ao calor intenso e a aproximação de uma frente fria, com possibilidade de pancadas isoladas acompanhadas de raios a partir da tarde.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na quinta (5), a frente fria se desloca pela cidade e mantém a previsão de chuva fraca a moderada, além de ventos moderados e ocasionalmente fortes. Ainda poderá chover na sexta (6), no sábado (7) e no domingo (8). Em decorrência de um sistema de baixa pressão que permanecerá semi-estacionário sobre o oceano, a chuva deverá ser contínua de quinta (5) a sábado (7), podendo ocasionar elevados acumulados em 24 horas em alguns pontos do município.