Continua após publicidade

Em feito inédito, jornalista com deficiência física escala o Pão de Açúcar

Criadora de conteúdo apaixonada por viagens, Jéssica Paula chegou ao topo do famoso cartão-postal carioca e foi recebida com aplausos

Por Luiza Maia
Atualizado em 7 jul 2023, 10h18 - Publicado em 7 jul 2023, 10h18

“Escalar o Pão de Açúcar é o maior desafio que já ousei realizar”, afirma a jornalista Jéssica Paula, de 31 anos, que realizou nesta quinta (6) um feito inédito: ela foi a primeira mulher com deficiência física a escalar e chegar ao topo do icônico morro carioca.

+ Queridinha dos turistas, Miguel Pereira recebe prova de mountain bike

Para atingir essa meta, Jéssica passou dois meses de preparação com uma equipe de profissionais de alto nível, como preparadores físicos, acupunturistas e escaladores. Tudo isso para encarar o percurso completo, que inclui uma trilha íngreme, costões rochosos e um trecho de escalada por ascensão, até chegar ao chamado Costão do Pão de Açúcar, na face leste da montanha. E o treinamento deu resultado.

Recebida ao fim da aventura com muitos aplausos, Jéssica relembra o início do planejamento da escalada, quando muitos profissionais consideraram a ideia impossível. “Procurei grandes escolas e profissionais de escalada que foram categóricos em dizer: com sua deficiência não será possível. Por isso, não se trata apenas de subir o Pão de Açúcar de muletas, mas de mostrar que pessoas com deficiência são livres para decidir os caminhos e jornadas que querem trilhar”, reforça a jornalista.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Apaixonada por viagens, Jéssica usa a internet para compartilhar o poder destas experiências, romper com os estereótipos em torno de pessoas com deficiência e promover o turismo com acessibilidade. Aceitar esse novo desafio, que contou com apoio da Smiles, programa de fidelidade da GOL, foi uma das formas que a criadora de conteúdo encontrou de falar sobre a liberdade e autonomia que as viagens a proporcionam.

“Ficamos lisonjeados quando soubemos que o Parque Bondinho Pão de Açúcar foi um dos locais escolhidos pela Jessica. É lindo saber que fazemos parte de histórias inspiradoras e vitoriosas como a dela”, comenta Fernanda Odete, Especialista de Diversidade e Inclusão do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Os flashes em tempo real desta aventura – do seu início, no período da manhã, ao seu fim, já pelo fim da tarde – foram publicados no perfil de Instagram da jornalista e da Smiles. Em breve, os registros também estarão no novo episódio da websérie produzida por Jéssica, Sete Elementos, criada para mostrar que uma pessoa com deficiência pode alcançar lugares que, à primeira vista, parecem improváveis.

No episódio anterior, já disponível em seu canal no Youtube. Jéssica desafiou outro elemento da natureza, a areia, ao fazer uma travessia de três dias pelos Lençóis Maranhenses.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.