Clique e assine por apenas 4,90/mês

Estudante cria aplicativo para identificar espécies de árvore

Disponível gratuitamente no Google Play, Maracanã e Suas Árvores, dá acesso à pesquisa e à localização exata de cada árvore ao redor do estádio

Por Heloiza Gomes - 9 fev 2018, 19h59

O estudante Lucas Guarnelli Scherpel admite que, até três anos atrás, não tinha interesse algum pelas questões ambientais. Mas, em maio de 2015, ele foi convidado a participar de uma pesquisa do departamento de biologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), onde estudava informática. Acabou entrando de cabeça no assunto. “Catalogamos mais de 100 espécies de árvore localizadas ao redor do Maracanã. O trabalho durou um ano”, relembra Scherpel, que dividiu a tarefa com outros seis alunos da instituição. Satisfeito com os resultados, ele pôs seus conhecimentos de informática a serviço da causa e, em 2017, criou o aplicativo O Maracanã e Suas Árvores, disponível gratuitamente no Google Play. “O objetivo é conscientizar a população da importância da arborização urbana, que combate o calor e atua diretamente na redução de gases poluentes”, explica.

O programinha dá acesso à pesquisa e traz funções interativas que mostram a localização exata de cada árvore, com nomes científicos, histórias e curiosidades, entre outros dados. Pela iniciativa, Scherpel, agora com 18 anos, recebeu a medalha de bronze na terceira edição do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que contemplou as melhores ações voluntárias realizadas por alunos do ensino médio no Rio ao longo de 2017. Apesar de feliz com a premiação, Scherpel não pretende parar por aí. “Está tudo encaminhado para eu me tornar embaixador no Rio do programa Low Carbon City, que apoia e divulga projetos relacionados ao meio ambiente e ao combate ao aquecimento global”, revela. “Minha ideia é promover workshops e palestras sobre o tema na cidade e assim tentar despertar a consciência ambiental no maior número de pessoas possível”, adianta o programador, que já apresentou O Maracanã e Suas Árvores em alguns museus e feiras de ciência.

Publicidade