Clique e assine por apenas 4,90/mês

Estrada do Pontal é reaberta para tráfego

Liberação acontece dois meses após desmoronamentos por erosão na Praia da Macumba

Por Dilson Júnior - 22 dez 2017, 14h10

Fechada desde outubro devido à erosão que destruiu parte do calçadão da Praia da Macumba, a Estrada do Pontal foi liberada para tráfego nesta sexta-feira (22) após o fim das obras para a reconstrução da área. Previsto inicialmente para ser entregue no última dia 16, o trecho só foi liberada nesta manhã.

De acordo com a secretaria de Conservação (Seconserma), as obras de contenção têm caráter emergencial, com o objetivo de reforçar o muro do calçadão e garantir a integridade das construções. A intervenção reforçou a estrutura do pavimento com entroncamento sintético (bolsas de concreto empilhadas) e fez o estaqueamento das pistas. O trecho ainda receberá nova pavimentação. Estima-se ainda que, para fevereiro de 2018, a área da orla será completamente aterrada.

Enquanto isso, os moradores da região ainda aguardam uma solução para o problema, com a recomposição da vegetação de restinga e a construção de um guia-correntes para impedir a entrada de areia no Canal de Sernambetiba.

No última dia 6, o subsecretário de Engenharia e Conservação, Guilherme Campos, afirmou aos vereadores Zico Bacana (PHS) e Jones Moura (PSD) que não havia prazo para o início das obras definitivas porque o município precisará atualizar o projeto realizado pelo professor Paulo Rosman, da Coppe da UFRJ.

Continua após a publicidade

Há duas semana, o professor encaminhou uma minuta para a Secretaria de Conservação com a proposta de atualização do estudo. O pesquisador aguarda o retorno do órgão municipal. Segundo ele, o custo da obra deverá ser calculado a partir dos estudos, no entanto, calcula que o orçamento estará na casa dos R$ 50 milhões.

Publicidade