Esqueleto de baleia com 15 metros revela detalhes sobre a espécie
No foyer da sala de concertos da Cidade das Artes, ele é o destaque da exposição “Que baleia é essa?”, que ficará dois anos em cartaz
Parte do novo acervo do Museu Nacional da UFRJ, um esqueleto de baleia-cachalote (Physeter macrocephalus) é o destaque da exposição “Que baleia é essa?”, inaugurada nesta segunda (6), na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra. A mostra, lançada no dia do aniversário de 204 Anos do Museu Nacional, tem entrada gratuita e poderá ser visitada nos próximos dois anos. Lá, os os visitantes tem a oportunidade de conhecer detalhes sobre a espécie, como curiosidades, ecologia e evolução.
+ Taxa de positividade dos testes para Covid-19 passa de 21% no Rio
É só chegar ao foyer da sala de concertos e se deparar com o grande esqueleto da baleia-cachalote. Trata-se de um animal adulto, do sexo masculino, medindo cerca de 15,7 metros, que encalhou na Praia de Curimãs, município de Barroquinha, no Ceará, em janeiro de 2014. Além de dados sobre ele, estão lá informações sobre o encalhe, a preparação do esqueleto para a mostra e tudo sobre os cetáceos do Rio de Janeiro, sendo essa última parte realizada em parceria com o Projeto Ilhas do Rio.
“O esqueleto doado à instituição tem uma importância ainda maior pela forma como chegou até nós, como mais uma conquista da campanha #Recompõe, lançada em 2021, e voltada para a recomposição do acervo expositivo do Museu Nacional/UFRJ. O objetivo segue sendo o de sensibilizar museus, instituições de pesquisa, diferentes coletividades representativas da nossa sociedade e colecionadores de todo o mundo a doarem peças originais”, destaca Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ, acrescentando que a peça permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas relacionadas à biodiversidade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em parceira com a prefeitura do Rio, a exposição foi financiada pelo governo da Alemanha com o apoio do Projeto Ilhas do Rio e do Funbio – Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PetroRio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.