Continua após publicidade

Escorpião-amarelo: Búzios identifica foco da infestação em terreno

Local abandonado no centro da cidade reúne as condições propícias para a proliferação do aracnídeo

Por Redação
27 fev 2024, 17h51

Um terreno baldio que abriga dejetos e materiais de obra, entre gramado e mato alto, foi identificado como um dos focos da infestação do escorpião-amarelo na cidade de Armação dos Búzios, o concorrido balneário fluminense. O ponto na área central da cidade reúne as condições ideais para a proliferação dos aracnídeos, facilitada pelo calor e a umidade das chuvas típicas da estação. Como a espécie venenosa se reproduz sozinha, se necessidade de acasalamento, o problema é maior.

+ Nova Cidade do Samba e mais: o que esperar da revitalização da Leopoldina

“A infestação pode ser considerada expressiva, mas a situação é localizada num único terreno no Centro e ocorrências esporádicas em outros locais. A partir da identificação, fizemos uma articulação com o Instituto Vital Brazil para o controle. Estamos em tratativas para que Búzios tenha o soro escorpiônico na rede municipal“, diz Denis Ferraz, coordenador da Vigilância Ambiental de Búzios.

O município está sendo monitorado pelo Instituto Vital Brazil, que coletou 200 animais neste ano. Uma reunião do Instituto com a Vigilância municipal, na próxima quinta-feira, vai reavaliar a situação. O monitoramento da espécie é feito por meio da ação local de agentes de controle de endemia, denúncias ou quando há casos de picada. Nesta semana, eles receberam dois chamados de moradores que viram escorpiões. O primeiro foi de um encontrado em uma roupa pendurada no varal, e o segundo encontrado em uma boia de nadar, numa praia.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Os escorpiões são animais noturnos, que ficam escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. Por isso, as principais formas de evitar a presença deles são limpar periodicamente a casa e evitar o acúmulo de lixo e materiais de construção. Na maioria das vezes, a picada de escorpião causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local que dura de algumas horas até dois dias. Em casos raros, a picada de escorpião pode causar arritmias, parada cardíaca e até a morte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.