Empresária cria projeto para revitalização de Jacarepaguá
Iniciativa JPA, Eu Te Amo conta com a ajuda de sete voluntários que utilizam casarão da região para reunir ações sociais
Nascida em Jacarepaguá, Alexandra Gonzalez nunca se conformou com as condições do bairro. Segundo ela, faltam conservação das praças, limpeza das ruas, programação cultural e boas opções gastronômicas. “Não tem nada por aqui, estamos completamente abandonados”, afirma a empresária, que, há um ano, decidiu criar o movimento JPA, Eu Te Amo. Com o ambicioso objetivo de mudar esse cenário, o projeto conta com a ajuda de sete voluntários, que promovem diversas ações em um casarão adquirido em agosto só para abrigar as iniciativas. Entre elas, há cursos gratuitos de alfabetização para adultos, de empreendedorismo e de reciclagem de pneus velhos. “Também saímos em caravana catando o lixo das ruas e distribuindo lixeiras para que fiquem em frente às casas. Depois, voltamos aos locais para ver se os moradores estão cuidando bem dos recipientes”, detalha.
Animada com o sucesso dos primeiros meses, Alexandra resolveu dar um passo a mais e criou a Feira de Empreendedores Sustentáveis (FES), que reuniu 45 expositores em cada uma das duas edições, realizadas em setembro e dezembro na Praça Cândido da Silva Mendes, na Taquara. Detalhe: foram a própria empresária e seus colaboradores que cuidaram da limpeza e instalaram a iluminação no local. “Tenho coragem e um pouquinho de dinheiro para poder fazer. Se não fizermos nada, a nossa sociedade vai se deteriorar”, diz a líder, que troca os serviços de sua empresa, a Gonzalez Contabilidade & Negócios Culturais, por apoio à empreitada. Por exemplo, uma produtora filma as ações para divulgá-las nas redes sociais e uma escola cede a quadra de esportes quando Alexandra precisa de um espaço maior. “Em 2018, vamos criar um espaço para idosos; também já marcamos as datas da próxima caravana e da terceira edição da FES”, adianta a empresária, confiante na ideia de que, daqui a cinco anos, Jacarepaguá será um novo bairro.