Embratur e Fecomércio se unem para criar escritório de inovação no Rio
Ideia é usar tecnologia para formular soluções que melhorem a experiência do turista que visita o estado; se bem sucedidas, elas serão espalhadas pelo país
O Rio vai ganhar um escritório de inovação do setor de turismo, o EmbraturLAB. A ideia é usar a tecnologia na formulação de soluções para melhorar a experiência dos turistas que visitam o estado. Neste sentido, um big data será usado para fazer diagnósticos sobre quais são os problemas nos serviços turísticos aqui oferecidos. Mais do que resolvê-los, com a ferramenta também será possível, por exemplo, identificar potenciais para incrementar o que dá certo, a fim de melhorar a experiência do visitante.
+ Rio no topo: cidade é a mais procurada por turistas para a Páscoa
O EmbraturLAB vai funcionar na sede da Fecomércio-RJ, no Flamengo, e a federação também vai colaborar compartilhando seu big data, que tem muitas pesquisas de opinião — inclusive com turistas estrangeiros — e ajudará a entender o que funciona e o que vai mal nos serviços prestados ao turista. A iniciativa tem como parceiros todo o trade turístico, órgãos da prefeitura e do governo do estado, além do Sebrae e de outros entes que fazem parte de um conselho deliberativo.
O novo escritório também vai trabalhar com a demanda espontânea: aqueles que tiverem alguma solução tecnológica inovadora que possa contribuir para turbinar o turismo fluminense poderá apresentá-la em busca de apoio financeiro. Segundo a Embratur, se for que faça sentido e esteja alinhado com as prioridades definidas pela agência, o EmbraturLAB promete apoiar. “Os melhores projetos vão passar por testes no Rio de Janeiro. Vai ser o grande laboratório. Vamos trabalhar para aplicar as experiências bem sucedidas em todo o país”, diz a Embratur, em nota.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Para dar um pontapé inicial do trabalho, o EmbraturLAB vai lançar editais públicos chamando startups a apresentar soluções para questões já levantadas. O primeiro deles já tem data de lançamento: será no Web Summit Rio, evento que acontece de 1 a 4 de maio e vai reunir empresas de inovação. O objeto do edital ainda é surpresa, mas as possibilidades são muitas. Entre elas estão projetos que confiram sustentabilidade aos serviços de turismo. Os projetos selecionados serão remunerados em valores definidos no edital.