Embarcação ecológica promove passeio musical pela Lagoa de Marapendi
Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes
Baile sobre as águas
Quer curtir um programa diferente? Anote aí: 13 de dezembro é dia do Passeio Musical — Ecobalsas. Às 15h30, a embarcação ecológica, com capacidade para 59 pessoas, sai pela Lagoa de Marapendi, no sentido Recreio, da ilha 25 à 26, na Zona Oeste. Durante duas horas, os presentes poderão se esbaldar na “pista” ao som de música ao vivo. No repertório, MPB, samba, seresta e outros ritmos. Fora o passeio especial, a balsa pode ser utilizada para fins esportivos também. Até o fim de março de 2016, todos os sábados, às 12 horas, os interessados podem ter aula de stand-up paddle, com a professora Andréa Lopes. As reservas, tanto do Passeio Musical quanto das aulas, devem ser feitas por e-mail (ecobalsas@ecobalsasrio.com.br).
Contra o desperdício
Em tempos de crise hídrica, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participa de uma iniciativa inédita para reduzir o consumo de água no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. Trata-se de um projeto piloto que capta a água desperdiçada pelos destiladores (aparelhos que fazem a destilação de líquidos para experimentos) dos laboratórios do centro. Toda vez que eles são usados, cada unidade perde cerca de 30 litros de água, mas, por meio de uma medida simples, esse quadro está mudando. Uma bomba, colocada dentro do aparelho, transfere o líquido para um recipiente, que o devolve limpo. Por enquanto, apenas dois destiladores estão sendo utilizados na experiência, mas o objetivo é estender o projeto para todos os 86 laboratórios do CCS. Com isso, estima-se que 35 000 litros de água que iriam pelo ralo por dia possam ser reutilizados. O número representa 18% do consumo diário do núcleo.
Acessibilidade na praia
O próximo verão não será igual àquele que passou. Explica-se: no fim deste mês os quiosques das praias do Leme e de Copacabana ganham mesas adaptadas para cadeirantes. Por enquanto será apenas uma em cada quiosque, mas é um começo. Dentro do projeto de modernização da orla, constam também 32 novos bicicletários (doze já estão funcionando), em estrutura de aço inox, com seis vagas cada um. “A praia é um espaço democrático, onde todos se encontram. E essas iniciativas têm como objetivo trazer ainda mais conforto para os frequentadores”, garante João Marcello Barreto, vice-presidente da Orla Rio Concessionária, administradora dos quiosques localizados na faixa em questão.
540 litros de tinta…
…na cor cinza metálico serão utilizados na recuperação do gradil no entorno da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Ao todo, uma área de 6 000 metros quadrados será atendida. Além da pintura, as barras verticais e horizontais vão ser realinhadas, os pontos com corrosão serão recuperados e o espaço ganhará 6 970 pontas de lança de ferro fundido, em substituição às danificadas. O fim das obras está previsto para a segunda quinzena de dezembro, quando a prefeitura promete entregar tudo novinho para a população curtir o fim de ano.
Carrocinha elegante
Apesar de a cidade ser repleta de carrocinhas de comida, como cachorro-quente, churros e tapioca, uma em especial chama a atenção de quem passa pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim. É a do Wine Flight, bar homônimo especializado em vinho, que circula oferecendo opções da bebida em taça. Projetado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos, o carrinho é feito de madeira e rodas de bicicleta, que o deixam tão charmoso quanto a loja localizada em frente ao Terminal 2. No bar, há mais opções. A carta conta com setenta rótulos em garrafa, dezenove em taça e seis opções de flight (três tacinhas de 50 mililitros, servidas em sequência).